O governo do Estado do Piauí publicou neste sábado (10) decreto que autoriza o funcionamento a partir da segunda feira (13) dos setores agropecuários, indústrias de fabricação de alimentos e bebidas, transporte de cargas e fabricação de embalagens e indústrias de extrativistas, desde que sigam os protocolos gerais e específicos para a prevenção e combate ao coronavírus e assinem o Pacto Pró-Piauí.
Para iniciar o funcionamento é necessário que os estabelecimentos apresentem o Plano de Vigilância Sanitária, sendo que para locais com até 19 colaboradores deve ser apresentado o Plano Simplificado e com mais de 20 colaboradores o Plano Ampliado. Os protocolos específicos dispõem sobre higienização do local, equipamentos, utensílios, também pessoal dos trabalhadores, distanciamento, transporte de pessoas, serviços de refeitório, controle de matéria prima e produção dentre outros.
Na mesma data o governador do estado do Piauí, Wellington Dias incluiu o ramo de alimentação por drive trhu, nos serviços considerados essenciais. Clique no link para conferir o decreto completo.
EDUCAÇÃO
A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) informa que os alunos da Rede Pública Estadual de Ensino entrarão em recesso a partir do dia 13 de julho até o dia 04 de agosto. As aulas remotas serão retomadas no dia 05 de agosto.
De acordo com o secretário de Estado da Educação, Ellen Gera de Brito Moura, a Nota Técnica do Comitê de Operações Emergenciais, sob a coordenação da Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi), orienta pela permanência das medidas sanitárias para o enfrentamento da Covid-19.
“Estamos seguindo as diretrizes do Comitê de Operações Emergenciais e os decretos do governador Wellington Dias, que tomaram a decisão de colocar a educação para a última etapa da retomada, dando o tempo necessário para as escolas fazerem a preparação desse retorno”, explica o secretário.
Como o retorno no dia 05 de agosto ainda será de forma remota, as escolas continuarão o trabalho de assistência aos alunos da mesma forma que procediam antes do recesso. “Seja por aplicativo de mensagens, e-mail, telefone ou outra forma de comunicação, as escolas continuarão dando suporte aos alunos. A partir do dia 05 de agosto, voltaremos com a mesma garra e vontade de antes porque a Educação não para”, garante Ellen Gera.
As revisões e aulas do preparatório Pré-Enem Seduc e as palestras do programa Estudar Pode Ser Leve, transmitidas pelo Canal Educação, continuarão de forma normal.