SÃO VICENTE: Programa Gente que faz História trás, no Dia Nacional da Cachaça, história e evolução da agroindústria

med
O programa trás sempre pessoais e materiais que fizeram e fazem história em nossa região. Neste episódio, trouxemos a Cachaça São Vicente com seu sabor incomparável

Com a produção e um sabor excepcionalmente brasileiro, a cachaça é um destilado de caldo-de-cana que desde o século 16 revela traços do nosso paladar, além de hábitos sociais e culturais, que podem sempre ser vistos nas mesas de todos os bares espalhados pelas cidades. Por conta disso, dia 13 de Setembro, essa bebida tão querida por todos, tem um dia reservado para chamar de seu.

A criação do Dia Nacional da Cachaça foi uma iniciativa do Instituto Brasileiro da Cachaça (Ibrac), instituída em junho de 2009. O dia 13 de setembro foi escolhido em homenagem a data em que a cachaça passou a ser oficialmente liberada para a fabricação e venda no Brasil, em 13 de setembro de 1661.

Esta legalização, no entanto, só foi possível após uma revolta popular contra as imposições da Coroa portuguesa, conhecida como “Revolta da Cachaça”ocorrida no Rio de Janeiro. Até então, a Coroa portuguesa impedia a produção da cachaça no país, pois o seu objetivo era substituir esta bebida pela bagaceira, uma aguardente típica de Portugal.

AGROINDÚSTRIA VALE DO RIO SÃO VICENTE

Conhecida e apreciada nacional e internacionalmente, a Cachaça São Vicente é uma bebida destilada de caldo-de-cana que já se encontra no mercado a mais de 15 anos. Genuinamente inhumense, possui um sabor incomparável e irresistível, pois possui um controle de qualidade rígido testado e aprovado pelo Ministério de Agricultura, Pecuária e Abestecimento.

Administrada pelo químico Pedro Ferreira, a empresa cresce e inova cada dia mais e expande seu mercado anualmente por todos os recantos do país. Nesta data especial, nada melhor que falar dessa grandiosa história de sucesso em mais um capítulo especial do “Gente que faz história”.

Matéria: Guilherme Gonçalves.
Facebook
WhatsApp