INHUMA: Paróquia São José realiza 6ª Festa do Divino Espírito Santo

IMG_5947

A Festa do Divino é uma celebração de origem católica bastante tradicional no Brasil e em Inhuma já se comemora a 6º edição desta celebração litúrgica

Fotos: Guilherme Gonçalves.

A Festa do Divino é uma celebração de origem católica bastante tradicional no Brasil. O Espírito Santo é uma das três pessoas reveladas por Jesus Cristo e teria vindo dos céus sobre os Apóstolos e a Virgem Maria cinquenta dias após a Páscoa. Por isso, a festa litúrgica é chamada de Pentecostes e observada pela Igreja Católica desde sua origem.

Excepcionalmente por conta da pandemia mundial atual, esta celebração especial teve sua data adiada para o mês de setembro, submetida a adaptações e levando em conta os protocolos de segurança adotados pelos sistemas de saúde.

Em Inhuma, a 6ª Festa do Divino Espírito Santo teve como Imperadores Graça Moura e seu filho José Roberto, que organizaram a festa com auxílio dos membros da Confraria do Divino Espírito Santo presentes no município.

Os 7 dons foram celebrados nos diversos centros dos regionais paroquiais, apenas com a população local e número reduzido de pessoas, onde os paroquianos puderam refletir e abrir a mente e o coração para a ação missionária do Divino.

O dia solene foi iniciado logo pela manhã, às 7h30min, com o Cortejo do Divino, este ano realizado em formato de carreata, por algumas ruas do município e com a presença da confraria e dos leigos.

Na parte da noite, às 18h, foi realizada a missa solene na Igreja Matriz de São José, contando com a participação dos casais e leigos que acolheram a peregrinação do Divino durante esta semana, nas novenas dos 7 dons. O encerramento, com a casa devidamente paramentada para tal, foi emocionante e bem participativa (na medida do possível).

A reflexão da Parábola do Bom Patrão (Mt 20, 1-16) fortaleceu ainda mais a comunidade e encorajou os novos Imperadores, Nonato e Helena, para a realização da 7ª Festa do Divino Espírito Santo, que realizar-se-á em Maio de 2021. Ao final da missa solene, a imperatriz 2020, Graça Moura, agradeceu a toda comunidade pela colaboração e contribuição valiosa.

Matéria: Guilherme Gonçalves.
Facebook
WhatsApp