ESPORTE: Picos recebe 850 atletas para participar do Picos Pro Race e vitória fica para um pernambucano e uma cearense

10598004-w1920
A prova, realizada entre os dias 11 a 13 de dezembro, havia sido adiada por conta da pandemia. Luis Diego Nascimento e Larissa Cortez conquistaram o primeiro lugar na categoria elite Ultra da competição
Matéria: Leonardo Dias / Assessoria da Competição – Fotos: Cesar Delong / Leonardo Dias

A Picos Pro Race é uma das maiores provas de mountain bike do Norte e Nordeste e está entre as dez maiores provas de ciclismo do país. Ela foi realizada neste último final de semana na região picoense pelas veredas do sertão piauiense.

Mais de 850 atletas garantiram a participação vindos de todo Brasil e ainda de outros países, como Portugal, Espanha e Suíça. Em 2020, na sua oitava edição, a prova teve um diferencial: dois dias de competições, envolvendo trilhas nos municípios de Picos, São José e Santana do Piauí.

“Esse ano, a Picos Pro Race aconteceu de forma bem especial. Tivemos a mudança na data da prova e, mesmo com a pandemia, batemos recorde de inscrições. Isso aumentou a nossa responsabilidade de fazer uma prova ainda mais irada e diferenciada. Tivemos diversas trilhas com vários tipos de terreno, mantendo o caráter inclusivo também da Picos Pro Race, onde todos podem participar, desde crianças, homens, mulheres, idosos, pessoas com deficiência”, descreve Daniel Freitas, organizador da competição.

Daniel Freitas, organizador da competição

A abertura do evento ocorreu na sexta (11), com a entrega dos Kits e a vistoria das bikes para os atletas que iriam participar na categoria Ultra (esta com 2 dias de prova). No sábado (12), primeiro dia do PPR Ultra Edition, cerca de 400 atletas participaram do primeiro dia de competição que envolveu 37 quilômetros de trilhas, com 600 metros de altimetria.

No primeiro dia de prova (12), o primeiro lugar geral masculino ficou com o pernambucano Luis Diego Nascimento, de apenas 26 anos. Ele cruzou a linha de chegada com 1h20 de prova. Natural de Santa Cruz do Capibaribe (PE), ele destaca que essa é a segunda vez que participa da Picos Pro Race, mas que não imaginava que chegaria em primeiro lugar. Já a Larissa Cortez, natural do Crato-CE, foi a primeira colocada entre as mulheres, sendo a primeira vez que ela participa da prova. Ela completou os 37 quilômetros de trilhas em 1h50.

O segundo dia (13) foi muito intenso e a competição foi bastante acirrada durante os 96 km. A dupla do primeiro dia, Diego e Larissa, levou o primeiro lugar do pódio da competição, na categoria elite Ultra. Ele conseguiu a primeira colocação com apenas dez segundos de diferença, percorrendo 133 km em 5:20:29.058.

Os inhumenses Raylan Ferreira e Gil Guedes, da equipe Inhuma Bike Sport, conquistaram a 21º e 22º posição.

Facebook
WhatsApp