Durante todas as noite, os subtemas trabalhados foram extraídos da carta Patris corde, do Papa Francisco, por ocasião dos 150 anos de Declaração de São José como Padroeiro Universal da Igreja
Imagens: Leonardo Dias, Izabel Cristin e Guilherme Gonçalves.
Na alegria que o mês de março sempre proporciona aos inhumenses, mesmo em período de pandemia, a Igreja Católica está celebrando a festividade do querido e amado padroeiro da cidade, São José, desde o dia 10 de março
O tema escolhido para 2021 “Com o coração de Pai: assim José amou Jesus” foi baseado no Aniversário de 150 anos da Proclamação de São José como Patrono da Igreja, onde todo o povo vivenciará em conjunto a importância de São José como pai amoroso e fiel a Deus, que não temeu aceitar Maria como sua legítima esposa e Jesus como seu filho adotivo.
As festividades vêm se destacando pela organização e cumprimento das regras para sua realização nesse período pandêmico. Os destaques estão sendo das crianças e suas famílias com os Zezinhos e as Mariazinhas, as entronizações da Palavra realizadas pelo ECRI e a participação virtual de filhos visitantes que estão conferindo de casa todas as novenas.
5º NOITE
No último domingo (14/03), mais uma edição da Feijoart foi realizada com sucesso. O evento tradicionalmente mistura um saboroso feijão com muita arte e música. Este ano, por conta da pandemia, o evento foi realizado através de delivery e drive-thru, mas o mesmo sabor incomparável.
Durante a noite, os paroquianos vivenciaram a quinta noite de missa-novena em honra ao padroeiro da cidade. Inspirados pela Legião de Maria, o momento foi iniciado com a recitação do terço Mariano e contou ainda com uma belíssima entronização da Palavra realizada pelo ECRI, além da presença encantadora do Zezinho, Samuel Lucas, e da Mariinha, Maria Vitória.
Com a reflexão acerca do subtema “Pai por coragem criativa: por meio de quem Deus cuida dos primórdios da história da redenção e por quem Deus salva o menino e sua mãe”, os fiéis voltaram seus pensamentos para uma profunda reflexão feita por nosso Pároco, Padre Marcos, um momento de verdadeira catequese.
A celebração contou com a presença dos noitantes: Bloco B, Legião de Maria, e Pastoral do Batismo, e a quermesse foi por conta das famílias homenageadas: Rufino, Honório, Borges, Paraíba, Ferreira e Ramos.
6º NOITE
Na segunda (15/03), emanados pelo espírito de devoção, os cristãos se emocionaram com a simplicidade da acolhida da Palavra, abordando o subtema “Pai trabalhador: trabalhou honestamente para garantir sustento da sua família”, além de se encantarem com o Zezinho, Samuel, e a Mariinha, Francielly.
A missa-novena foi presidida pelo Padre Edvaldo Barbosa, da Paróquia Santíssima Trindade (Teresina), que aproveitou o espaço para dizer da alegria em estar participando mais uma vez dos festejos de São José de Inhuma. Os noitantes responsáveis foram o Apostolado da Oração, Apostolado do Divino Espírito Santo, Bancos do Brasil, Bradesco, Casa Lotérica, Correios e Terço dos Homens – Roque e as famílias homenageadas foram Quaresma, Quininha, Rodrigues e Moura.
7º NOITE
As festividades do Padroeiro de Inhuma, São José, vem se destacando pela organização e cumprimento das regras para sua realização nesse período pandêmico. Numa noite cheia esplendor, as crianças, José Elias e Luara, abrilhantaram a noite com carisma representando Zezinho e Mariinha, respectivamente.
Para a realização da sétima noite de novenário, o Padre Marcos, pároco de Inhuma, contou com a participação do Diácono Adriano (Pimenteiras) e Padre Francisco Rosa (Miguel Alves), este último por sua vez presidiu a celebração e discorreu uma homilia intensa sobre o subtema: “Pai na sombra: és, para Jesus, a sombra na terra do Pai celeste”.
O Terço Mariano iniciou às 18h30, com a participação do Terço dos Homens do Regional das Baixas do Maranhão, além da presença dos demais noitantes: ECC, Secretaria de Saúde, Hospital, Clínicas Particulares, Secretarias municipais e Administração Geral do município.
8º NOITE
A 8° Noite do Novenário, realizada sob um forte temporal, foi marcada por uma fervorosa homilia feita pelo Pe. Marcos que, discorrendo sobre o subtema “Pai Santo: a sua vida é uma prova concreta de que é possível viver o Evangelho”, convidou toda a comunidade cristã ao perdão e ao amor.
O celebração contou com a recitação do Terço Mariano feita pelo Terço dos homens do Regional do Alegrete e acompanhado pelos demais noitantes (Bloco E, Mototaxistas, Vaqueiros, Escolas Municipais, Estaduais, Particulares e UAPI). A acolhida da Palavra foi marcante, fazendo alusão a Campanha da Fraternidade 2021, emocionando a todos que assistiam. Outro destaque ficou por conta do carisma do Zezinho Antônio Victor e da Mariinha Maria Liz.
Instigados pelo pelo espírito de doação, as famílias homenageadas, Eliziário, Bezerra, Isidóro, Cortez e Moreira, ficaram responsáveis pela arrecadação da quermesse.
9º NOITE
Com emoção e gratidão pelo novenário vivido, mesmo a luz de velas, foi que a última noite do Novenário de São José foi realizada. A missa novena foi presidida pelo Padre Francimilson, filho de Inhuma, que exerce seu ministério na Paróquia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro em Água Branca, acompanhado pelo Diácono Adriano e Pe. Marcos.
Refletindo o subtema “Pai modelo: mostrai-vos pai também para nós e guiai-nos no caminho da vida”, a noite iniciou com o Santo Terço, recitado pelo grupo da Renovação Carismática Católica e acompanhado dos demais noitantes: Bloco F, Poderes Legislativo, Executivo, Judiciário, Polícia Militar e Civil e Filhos Visitantes.
Nem mesmo a falta de energia elétrica atrapalhou esta última noite de missa-novena que foi abrilhantada pelas crianças, Bryan e Lauane, que representaram tão belamente a figura do Zezinho e Mariinha.