As linhas de instabilidade foram registradas em vários pontos do estado do Piauí
Fotos: Francisco de Deus
Um forte temporal, provocado pelo alinhamento de nuvens cumulonimbus, caiu sobre o município de Inhuma na noite desta terça-feira (17), com a presença de diversas descargas elétricas que rasgaram o céu, de uma ponta a outra.
Segundo o Professor de Climatologia (UESPI), Werton Costa, o Piauí registrou ontem (17) uma concentração maior de instabilidade sobre o estado. “A gente observou uma disposição muito grande de nuvens sobre a faixa litorânea, Vale do Longá, Grande Teresina, Confederação Valenciana e Microrregião de Picos. Toda essa área apresentou linhas de instabilidade que por conseguinte provocaram temporais de longa duração e com elevadas concentrações de descargas elétricas”, explica o professor.
Os fortes raios, registrados nas imagens abaixo, são provenientes do alinhamento destas nuvens que conectam-se trocando energia de tal forma que o temporal se desenvolve em linha reta, com descargas elétricas que vão se somando de uma nuvem para outra.
SOBRE AS NUVENS CUMULONIMBUS
Com grande desenvolvimento vertical, ela apresenta a forma de uma montanha e sua forma só pode ser vista de longe devido ao seu tamanho. No topo, geralmente apresenta a forma característica de uma bigorna. É uma nuvem mais escura formada por grandes gotas de água e granizo, podendo conter cristais de gelo no topo, além de estarem associadas a tempestades fortes com raios e trovões.