SEGURANÇA: Por que é tão importante ter cuidado ao compartilhar sua senha de internet?

3-shutterstock_279232433_800_0

Compartilhar a senha da internet é muito comum nos dias atuais. Vizinhos contratam pacotes e dividem entre eles. Dessa forma, dependendo do pacote escolhido, ele pode atender suas necessidades a de um amigo ou vizinho. Compartilhar a internet pode ter o benefício de dividir os custos, porém há contrapartidas graves. Além da lentidão que sua internet possa ter, tal compartilhamento poderá te dar de cabeça no futuro.

Quando falamos na questão de segurança, ao ceder a senha do Wi-Fi para uma pessoa, é bem complicado. Se alguém comete algum crime cibernético (fraude bancária ou transmissão de arquivos de pedofilia), a primeira pessoa a ser investigada é você. Sabe por quê? Porque você é o contratante do serviço de banda larga e cada contratante tem um endereço de IP, onde este é utilizado pelas autoridades para identificar criminosos virtuais.

Outro exemplo bem comum; é possível usar uma impressora que esteja na rede ou mesmo alterar arquivos. Já imaginou alguém corromper ou apagar um arquivo de extrema importância?

Por outro lado, quando realizamos esse compartilhamento devemos nos lembrar do seguinte: Quanto mais dispositivos estiverem conectados, menos velocidade você vai ter em cada dispositivo. Quando você contratou o seu plano de internet, certamente, você considerou a quantidade de pessoas na sua residência e a necessidade de uso de cada um e quando você compartilha a internet com o seu vizinho a velocidade da sua conexão pode ser totalmente consumida por ele ou pelo amigo e o resultado disso será lentidão e quedas de sinal, frequentemente.

É importante lembrar que, ao abrir o seu sinal de Wi-Fi, você fica vulnerável: além de diminuir a velocidade da sua conexão, você também, aumenta a possibilidade de seu computador ser invadido. Lembre-se: O uso de senha e criptografia é a primeira exigência para ter uma rede segura.

Por isso, quando você compartilha a sua internet com alguém, você assume a responsabilidade sobre todas as ações dele, no seu IP, e poderá além de ter a sua privacidade invadida, ser responsabilizado por qualquer atividade ilegal realizada com o uso do seu endereço de IP. 

Pesquisa base: BMI Telecom
Facebook
WhatsApp