INHUMA: Centro Cultural Francelino de Sousa Araújo participa da 19º Semana Nacional de Museus

INST-Notícias11
O tema escolhido para o ano de 2021 é aquele escolhido pelo ICOM, em comemoração ao Dia Internacional de Museus

Fotos: Izabel Cristina / Guilherme Gonçalves.

A 19º Semana Nacional de Museus visa fomentar as discussões do campo museal e inspirar os eventos propostos pelas instituições culturais espalhadas pelo país. Neste ano de 2021, o tema escolhido foi “O futuro dos museus: recuperar e reimaginar”, que propõe a reflexão sobre o futuro dos museus. Porém, só é possível inspirar o futuro se existir um compromisso criativo com o presente.

O Museu Histórico e Cultural de Inhuma, pertencente ao Centro Cultural Francelino de Sousa Araújo, realizou uma programação vasta e virtual, por conta da pandemia, entre os dias 18, 19 e 20 do mês presente. Logo na manhã de terça (18), foi realizada a abertura solene do evento, com o lançamento da visita virtual ao museu, apresentação de cordéis e um bate-papo com a artista plástica Maria Aparecida de Carvalho, onde a mesma trouxe uma de suas obras e destacou o poder que arte coloca diante das nossas vidas.

Já no segundo dia (19), foi realizado um Sarau Literário com a presença dos autores conterrâneos Henrique Rodrigues, Malu Dionísia, Izabel Cristina e Lívio Leal, com declamações de obras literárias. Logo em seguida, foi premiado os leitores mais assíduos da Biblioteca Fonte de Cultura, durante o ano de 2020, nas modalidades infantil e infanto-juvenil.

Para fechar com chave de ouro, a última noite (20) foi encerrada com uma mesa-redonda de excelência, tematizando “O futuro dos museus: recuperar e reimaginar”. O bate-papo contou com a participação dos inhumenses Prof.ª Adamir Leal, Prof.ª Valdirene Holanda, Prof.ª Lucélia Nogueira e Prof. Júnior, encerrando brilhantemente a 19º Semana Nacional de Museus.

Facebook
WhatsApp