Ao todo são 120 polos das Universidade Aberta do Piauí (UAPI), além de 50 polos da UAB, sendo 37 gerenciados pela SEDUC e 13 pela UFPI, IFPI ou pelos próprios municípios
Fonte: Seduc-PI / Wilk Leal
A Secretaria de Estado da Educação (Seduc), por meio da Superintendência de Ensino Superior (SUPES) iniciou uma série de visitas a polos da Universidade Aberta do Piauí (UAPI) e da Universidade Aberta do Brasil (UAB) para retomar o monitoramento das atividades, além de verificar novas escolas da rede estadual de ensino que serão contempladas com novos polos para a expansão do ensino superior no estado.
A visita foi aos polos da UAB de Oeiras, Santa Cruz Piauí e Regeneração e às escolas da Rede Estadual de Ensino nos municípios de Wall Ferraz, São João da Varjota, Tanque do Piauí e Santa Rosa que serão contempladas na 3ª etapa de expansão da UAPI.
A política pública de levar Ensino Superior de qualidade na modalidade de ensino à distância é um dos eixos de trabalho do PRO Piauí Educação e isso impacta no acesso dos cidadãos à universidade em cidades distantes da capital. Ao todo são 120 polos das Universidade Aberta do Piauí (UAPI), além de 50 polos da UAB, sendo 37 gerenciados pela SEDUC e 13 pela UFPI, IFPI ou pelos próprios municípios.
“Conversamos com os gestores sobre os trabalhos no ensino superior, mas aproveitamos, também, para falar sobre o apoio do Canal Educação e as ferramentas de mediação tecnológica para que aulas remotas aconteçam neste momento de pandemia. Os kits de mediação têm sido um suporte importante para as escolas”, explicou Lourdes Lopes, da SUPES.
Sobre a UAPI
O objetivo é universalizar o Ensino Superior e promover qualidade por meio da educação à distância, um dos eixos do PRO Piauí Educação. A UAPI iniciou ainda em 2017 com a primeira etapa e a abertura de 60 polos. Já em 2018, aconteceu a segunda etapa coma abertura de mais 60 polos, totalizando 120.
Atualmente é ofertado o curso de Administração, mas o Governo do Estado está em fase de ampliação e, em breve, mais 62 municípios serão contemplados, além de estudar a possibilidade de oferta de novos cursos com Projeto de Lei 39/2020, que cria o Programa Universidade Aberta do Piauí (UAPI). Tudo vem sendo acompanhado pela Superintendência de Ensino Superior da Seduc, que dá todo o suporte e gerencia as ações visando garantir informação e qualidade aos alunos.