SAÚDE: Inhuma realiza Dia D da Vacinação contra Gripe (Influenza) em professores, idosos e profissionais da saúde

IMG_20210528_112610
A vacina protege contra os três tipos de vírus da gripe mais comuns no Brasil: a Influenza A H1N1, Influenza A H3N2 e Influenza B

A influenza (gripe) é uma infecção aguda do sistema respiratório ocasionada pelo vírus influenza e que se espalha facilmente. Ela começa com febre, dor muscular e tosse seca e pode se apresentar uma forma grave. Segundo o Ministério da Saúde, existem três tipos de vírus influenza que circulam no Brasil: A, B e C. O tipo C causa apenas infecções respiratórias brandas, já os vírus influenza A e B são responsáveis por epidemias sazonais, sendo o vírus influenza A responsável pelas grandes pandemias A/H1N1pdm09 e A/H3N2. Por isso a vacinação é tão importante.

Em Inhuma, nesta sexta-feira (28), professores das redes pública e privada compareceram aos postos de saúde espalhados pela zona urbana do município, das 8h às 17h, para receber a dose da vacina. Foram vacinados 130 professores e 736 idosos. Segundo a Coordenadora de Vacinação, Elizabel, devido a pequena demanda de vacinados na área da educação, poderá haver uma nova data para vacinação que será divulgada posteriormente nas mídias oficiais do município. Já os profissionais da educação da zona rural serão vacinados nos postos das localidades mais próximas

A vacina protege contra os três tipos de vírus da gripe mais comuns no Brasil: a Influenza A H1N1, Influenza A H3N2 e Influenza B. Ela é segura e é a medida mais importante para evitar casos graves e mortes em decorrência da doença. As pessoas que estão nos grupos de risco precisam se vacinar, de preferência, antes do inverno chegar. Como o organismo leva, em média, de duas a três semanas para criar os anticorpos que geram proteção contra a gripe após a vacinação, o ideal é realizar a imunização antes do início da estação mais fria do ano, que começa em junho.

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe 2021 foi lançada pelo Ministério da Saúde em 14 de Abril e a expectativa é imunizar 80 milhões de brasileiros de diferentes grupos prioritários gratuitamente, via o SUS.

Facebook
WhatsApp