EDUCAÇÃO: Inhuma adere oficialmente ao Programa Volta ao Novo, para apoiar as escolas municipais no planejamento e retomada das aulas presenciais

IMG_7678pq

O Instituto Ayrton Senna apresenta uma série de informações, estratégias e práticas que apoiam a educação no desenvolvimento dessas competências socioemocionais

Pesquisa base: Instituto Ayrton Senna

O mundo está vivendo um de seus momentos mais difíceis ao ter que lidar com mais uma pandemia, que se espalhou em velocidade rápida por todos os países. Na educação, por exemplo, há quase 2 anos as escolas e famílias estão lutando e se organizando da melhor maneira para que o saber chegue a todos os cantos e recantos, através das vias híbridas e remotas.

Com a vacinação, vemos num futuro próximo o retorno gradual de todas as escolas e nosso emocional precisa estar preparado para esse novo normal, depois de tantas lutas. E para facilitar a nova caminhada, o Instituto Ayrton Senna trouxe uma nova proposta educacional, através de estratégias socioemocionais.

O Programa “Volta ao Novo – Programa de Desenvolvimento de Competências Socioemocionais” é o resultado de uma parceria entre o Instituto Ayrton Senna e a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e tem como objetivo apoiar as escolas municipais no planejamento e retomada das aulas presenciais, a partir de uma visão de desenvolvimento pleno de educação integral.

Em solenidade, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura apresentou e lançou publicamente o programa para a comunidade, na manhã dessa quinta (02), na E.M. João Amilton Ferreira e com muito entusiasmo a Secretária Municipal de Educação, Ana Luiza Gonçalves, em seu discurso, falou da tamanha alegria em ter esse projeto para agregar ainda mais valores aos professores da rede, neste novo e em breve passo para o retorno híbrido das escolas.

A manhã foi recheada com muita música boa com Izane e Cia, a alegria das letras e musicalidade de Izabel Cristina e palestra “Resiliência Emocional” com a Psicóloga Lilia Luz. Estiveram marcando presença no evento, o Prefeito Elbert Holanda; a Secretária Municipal de Saúde, Andrea Alves; a Secretária de Assistência Social, Dalana Bezerra; a representante do projeto no município, Lourdes Monteiro; representantes de escolas privadas e estaduais e demais professores que compõem a rede municipal de educação.

SOBRE O PROJETO

Para facilitar o retorno gradual, o Instituto Ayrton Senna apresenta uma série de informações, estratégias e práticas que apoiam a educação no desenvolvimento dessas competências socioemocionais, através de estratégias metodológicas criadas pelo próprio instituto e divididas em cinco grandes grupos (matriz): resiliência emocional, abertura ao novo, autogestão, amabilidade e engajamento com os outros.

A ideia é inspirar e apoiar educadores e famílias para interações divertidas e criativas durante o período de isolamento e apresentar estratégias de planejamento aos profissionais que estarão na linha de frente no retorno às aulas presenciais.

O caminho é oferecer uma educação integral para todos, que é aquela voltada ao desenvolvimento pleno dos estudantes, nos âmbitos cognitivo, socioemocional, híbrido, cultural, entre outros, preparando-os para fazer escolhas com base em seu projeto de vida.

Facebook
WhatsApp