HISTÓRIA E CULTURA: Inhuma é uma das 5 cidades piauienses a realizar a 15º Primavera dos Museus, com palestras, lançamentos, documentário e visitas guiadas

IMG_20210923_2003251

O evento foi recheado de muita história e personalidades locais. Já o documentário retrata o trabalho inicial de pesquisadores sobre a passagem do homem americano pré-histórico

Representados por objetos históricos ou obras de arte, os museus preservam os momentos da experiência e da vida humana. E para incentivar que as pessoas visitem esses espaços e conheçam mais sobre nossa história, o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) promove a 15ª edição da Primavera dos Museus. O evento que é realizado todos os anos ocorreu entre os dias 20 e 26 de setembro.

A cada ano, o instituto lança um tema diferente para nortear as atividades dos museus. Segundo a organização do evento, o tema deste ano, “Museus: perdas e recomeços”, é um convite à reflexão sobre a função dos museus neste momento de tantas perdas pela qual o Brasil e o mundo passaram, com impacto não somente no presente, mas também nas memórias e no futuro dos brasileiros.

Em Inhuma, o evento foi realizado na última quinta-feira (23) e foi uma das 5 cidades a sediar o evento em todo o Piauí. Durante o dia, o público em geral pode fazer visita presencial e virtualmente guiada pelo Centro Cultural Francelino de Souza Araújo. Já a noite, o evento foi recheado de muita história e personalidades locais, no auditório do CEEP João de Deus Carvalho. A palestra “Perdas e Recomeços”, ministrada pelo Prof. Júnior Viana (oeirense), nos fez mergulhar na tamanha importância dos museus para preservação de evolução social e histórica do ser humano, além da preservação e valorização daquilo que é genuíno.

Logo em seguida, foi a vez do inhumense Etivaldo Alves lançar seu livro “Academia de Letras da Confederação Valenciana – Locus de participação social e berço literário” aqui em nosso município e falar um pouco de seu trabalho. Finalizando a noite, foi apresentado o Documentário “Caminhos da Arqueologia”, um trabalho investigativo inicial de pesquisadores da UFPI e IPHAN que retrata a passagem do homem americano pré-histórico por nosso torrão nordestino.

O auditório estava repleto e muito bem representado, com a participação de professores de língua portuguesa e humanas presencialmente, membros do executivo municipal e de todo o público através de live, que assistiram atentamente cada apresentação.

Facebook
WhatsApp