IPIRANGA DO PIAUÍ: Terra do doce e do artesanato completa 59 anos de emancipação política

I02

Ipiranga do Piauí é uma cidade situada no centro-sul do Piauí, desmembrada de Oeiras, através da lei Estadual n° 2.061 de 7 de dezembro de 1960, e instalado solenemente aos 15 dias do mês de dezembro de 1962. Distante 264 km de Teresina, capital do Piauí, possui uma população de 9.782 habitantes e é reconhecida pelo seu grande potencial em fabricação de doces artesanais, comercializados dentro e fora do estado.

De vegetação predominantemente caatinga arbórea e campo de cerrado, uma agradável surpresa é o clima de Ipiranga, constituído por clima tropical semi-árido. Embora durante o dia possa fazer bastante calor, à noite a brisa refrescante torna a temperatura amena, o que faz a cidade ser procurada por alguns, de outras regiões do Estado, para fugir do calor característico da região.

Uma cidade bastante acolhedora que faz da sua alegria e criatividade sua marca registrada. 59 anos anos é tempo de aplaudir e comemorar bastante tantas conquistas que seu povo conseguiu até aqui. 59 anos trabalhando incansavelmente para fazer de sua cidade, o melhor lugar do mundo.

Durante uma semana, a comunidade pode acompanhar uma vasta programação de aniversário, desde inaugurações, ampliações e reformas, a apresentações artísticas e culturais. Ontem (15), por exemplo, data oficial para o município, o dia começou bastante cedo. Às 6h, os ipiranguenses realizaram um passeio ciclístico, seguido de hasteamento da bandeira, missa solene, visita a casa da cultura e entrega de motocicletas ao grupamento de Polícia Militar – GPM de Ipiranga. A tardinha, foi realizada a grande final do Campeonato Municipal de Futebol, tendo como placar Juventude 3 x 2 Internacional.

A noite, a população se fez presenta na Câmara Legislativa Municipal para a realização da Seção Solene de Aniversário do Município, com a presença de deputados estaduais, Dep. Francisco Costa (PT) e Dep. Francisco Lima (PT), do prefeito Elvis Ramos (PT) e da vice-prefeita Iolanda Rego, do presidente da câmara municipal Neilon Carvalho (PP) e dos demais vereadores. Finalizando com chave de ouro, a população ipiranguense pode apreciar de um belíssimo espetáculo “A pandemia e seus ensinamentos”, realizado pela Escola Municipal de Dança, na praça da juventude.

Facebook
WhatsApp