Foto: De Deus Neto
O Selo UNICEF é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) para estimular e reconhecer avanços reais e positivos na promoção, realização e garantia dos direitos de crianças e adolescentes em municípios do Semiárido e da Amazônia Legal brasileira. Ao aderir ao Selo UNICEF, o município assume o compromisso de manter a agenda de suas políticas públicas pela infância e adolescência como prioridade.
Para dar início aos trabalhos, foi realizada, na manhã desta terça (8), o 1º Fórum Comunitário do Selo Unicef, edição 2021-2024. O evento foi realizado no Pólo de Apoio Presencial Luiz de Sousa Leal (UAB/UFPI e UAPI/UESPI) e realizado pela Prefeitura Municipal de Inhuma, por meio do Conselho Municipal do Direito da Criança e do Adolescente e Comissão Intersetorial de Articulação, possibilitando momentos de planejamento participativo, troca de informações e diálogo entre diversos membros da comunidade sobre políticas públicas municipais voltadas para crianças e adolescentes.
Para abrilhantar o evento, o Coral Vozes do Inhaúma fez uma esplendorosa abertura entoando o Hino de Inhuma e realizando uma homenagem ao dia Internacional da mulher, que, por sinal, não faltaram declarações de admiração a este ser. O Serviço de Convivência e Ação Comunitária e o NUCA (Núcleo de Cidadania de Adolescentes) apresentaram, respectivamente, o espetáculo Você Mulher, cordel e paródia. Tais apresentações enfatizaram e comprovaram que atividades de inserção social são prioridades da atual gestão.
Para apresentar a metodologia do Selo, a Articuladora Marcela Araújo, deu início a fala das autoridades que foram seguidas de um lanche. Após este momento, a população presente, representando as mais variadas entidades públicas e privadas do município foram divididos em grupos para alinharem e discutirem ideias que pudessem constituir o plano de ação municipal pelas crianças e adolescentes, plano este que foi apresentado e aprovado em plenária.
“A realização do 1° Fórum Comunitário foi um momento ímpar de construção coletiva e planejamento de políticas públicas que possam tornar mais digna a vida de cada menino e de cada menina no município de Inhuma”, destacou Marcela Araújo
Confira a galeria: