IPIRANGA DO PIAUÍ: Realizada IV Conferência Municipal de Educação – CONAE 2022, tematizando inclusão, equidade e qualidade

capa

A Conferência Nacional de Educação (CONAE), realizada a cada 4 anos, é um espaço democrático aberto pelo Poder Público para que todos possam participar do desenvolvimento da Educação Nacional. Para isso, são eleitos delegados que iram representar municípios e estados brasileiros, através das Conferências municipais, regionais e estaduais, planejando, avaliando e executando políticas públicas educacionais.

Em Ipiranga do Piauí, a IV Conferência Municipal de Educação foi realizada ontem (29), com a participação de vários representantes dos mais diversos segmentos do poder público municipal e sociedade civil. O encontro foi mediado pela conferencista Prof.ª Francisca das Chagas Monte Belo, que fez todo um apanhado, diagnosticando em números, a situação da educação da rede municipal e estadual, abrindo espaço para um maravilhoso e intenso debate, indicando pontos para melhoria das ações e planos de trabalho.

As autoridades municipais marcaram presença no evento e deixaram sua mensagem, entre eles, o prefeito municipal, Elvis Ramos; a vice-prefeita, Iolanda Rego; os vereadores Neilon Carvalho (presidente da Câmara), João Batista (presidente da Comissão Municipal de Educação) e Henrique Leal; o secretário de municipal de educação, Gilberto Vieira, e o secretário adjunto de educação, Ronyveiga Nogueira; que entoaram juntos aos presentes, o Hino de Ipiranga do Piauí, coreografado pelas alunas da Escola Municipal “Dr. Antônio Santos”.

O evento foi aberto oficialmente com a leitura e aprovação do regimento interno, proferida pela presidente do Conselho Municipal de Educação, Leidiany Nogueira. Em seguida, foi a vez da Prof. Chaguinha Monte Belo apresentar os diagnósticos e abrir as discussões, preparando o público para a próxima etapa de trabalho. Cada participante, no ato do credenciamento, recebeu uma pasta já com o número do seu grupo (foram 3), cada um com um eixo diferente, para análise da atual situação educacional do município, além de tratar sobre a criação e apresentação das propostas para o Plano Municipal de Educação.

Após o almoço, os grupos retornaram a plenária para apresentação das propostas de trabalho e escolha dos delegados que irão representar o município nas próximas etapas. O evento foi finalizado com uma grande roda, um momento de gratidão pelo dia vivido, ao som de “A vida é um rio”, do cantor Raffa Torres.

“É momento de união de forças para a realização da nossa Conferência Municipal. Momento de revisitar o Plano de Educação e de se discutir proativamente sobre as conquistas e os desafios da nossa Educação. Temos cerca de 20 metas educacionais no nosso Plano Municipal e precisamos estar reorganizar, fazendo uma avaliação de como elas estão sendo desenvolvidas. Isso vai nos ajudar a organizar o próximo Plano Decenal 2024-2034”, exclamou Gilberto Vieria em seu discurso.

Gilberto Vieira
Facebook
WhatsApp