Ao som de tambores e matracas e à luz de tochas, tem início a Procissão do Fogaréu. Uma tradição bissecular no Piauí, passada de geração para geração, que volta a iluminar ruas e avenidas de várias cidades pelo estado.
A tradição relembra a perseguição sofrida por Jesus anteriormente a sua paixão. Hoje, ressignificando este momento, homens realizam tal movimento, não relembrando este episódio triste da história, mas para lembrar de irmos em busca do Cristo Salvador que é a nossa luz.
Em São Pedro do Piauí, jovens do Encontro de Jovens com Cristo (EJC) tiveram a iniciativa de retomar este patrimônio imaterial na cidade e percorreram um trajeto de quase um quilômetro pelas ruas da zona urbana, encapuzados e com roupas adequadas a tradição, sempre meditando em cada passo da caminhada.
Em Oeiras, considera como Capital da Fé, duas enormes filas, formada por homens, andaram quase 2km pelas ruas da nossa primeira capital, iluminando as ruas do município novamente, já que há 2 anos não poderia ser realizada por conta da pandemia. Oeiras já possui uma tradição bissecular e atrai cada vez mais turistas de todos os lugares. Já em Pio-IX, 442,5 km de Teresina, paroquianos também manifestaram sua tradição no adro da Igreja Matriz de Nossa Senhora do Patrocínio, num momento extremamente emocionante.