Com a luz que irradia do Círio Pascal, católicos inhumenses iniciaram a Vigília Pascal, terceira parte do Tríduo, neste sábado (16). Diante de cada celebração deste período, é como se a Igreja e cada fiel estivessem escalando uma alta montanha: cada dia mais um passo e mais próximo do ápice. A cada celebração, chegamos mais perto do cume, do lugar mais alto. Depois dessa caminhada, com o coração aberto e os olhos bem atentos no Senhor, chegamos à grande noite do Sábado Santo, da Vigília Pascal.
Na parte externa da Igreja Matriz de São José, o Círio Pascal foi aceso com o fogo novo, sendo sua chama repassada a cada fiel que acompanhava atentamente a Liturgia da Luz. Visivelmente, este é uma vela bem grande, trazendo o ano que estamos vivendo e duas letras do alfabeto grego, o Alfa e o Ômega, que representam Jesus, nossa Luz, Princípio e Fim de tudo e de todos, Senhor do tempo e da história.
O povo de Deus seguiu para a parte interna, onde foi anunciada a Páscoa do Salvador, prosseguida pela Liturgia da Palavra, com suas 7 leituras (entre antigo e novo testamento), 7 salmos e uma carta, além do evangelho do sábado santo. A partir delas, é possível conhecer, de forma resumida, o percurso da criação à salvação prescrita pelos profetas e seguidores de Cristo. Na Liturgia Batismal, o povo de Deus acendeu novamente suas velas para a renovação das promessas batismais.
Na Liturgia Eucarística, Cristo se refaz na eucaristia, sendo ela presença viva daquele se fez pequeno e morreu para que nós tivéssemos e vida em abundância. Em sua homilia, Pe. Daniel Rodrigues destacou a importância de acreditar nas realizações que o Senhor pode fazer em nossas vida, sendo preciso acreditar que ele ressuscitou e vive para sempre.
“Que Deus fortaleça cada vez mais a nossa fé. Que ele ilumine nossa mente, nosso coração, para que nós possamos ver Jesus na eucaristia, em cada irmão. Vê Jesus em todos os lugares onde ele pode ser encontrado, enquanto ele se deixa encontrar por aqueles que o buscam e desejam viver a experiência do seu amor em suas vidas. Que o Senhor esteja cada vez mais presente no coração de todos nós!”, finalizou.