Inhuma completa 68 Anos. Uma cidade rica em manifestações culturais e literárias e de uma educação bastante inovadora e criativa.
Nesta sexta (10), a quadra do poliesportivo Mussa Demes ficou repleta de cores e histórias, nesta primeira noite do 68º Aniversário de Emancipação Política de Inhuma. Escola municipais e estaduais mostraram seu talento e criatividade, trazendo nossas lendas, danças e literatura infantil, além de cordéis e documentários.
Iniciando as atividades com chave de ouro, quem primeiro se apresentou foi o Coral Vozes do Inhaúma e a Banda Canarinhos. A singeleza e a pureza foi mostrada pela Apae, através do espetáculo “Nosso mundo colorido”. As escolas municipais trouxeram a literatura infantil e a nossa tradicionalidade, através das apresentações, “O folclore na obra de Monteiro Lobato” (EM Arlindo Cipriano) e “Agito Cultural” (EM Ministro Hugo Napoleão”. O IEI trouxe para o palco da festa as crianças, que dançaram ao som de “Olha o fogaréu”. Encerrando o momento cultural, o Colégio Alfa Inhumense mostrou vários pontos turísticos da cidade e apresentou, através de um musical, as lendas locais e danças típicas apresentadas no nordeste, seguido de uma roda de violeiros.
O ponto alto da noite foi I Concurso Literário Anita Lima “Mãe Preta”, que premiou alunos da rede municipal em 3 categorias, cordel, documentário e fábula, onde terceiro e segundo lugar ganharia um tablet e, em primeiro, ganharia um notebook. No Cordel, quem ganhou em primeiro foi o aluno Jesael Vieira, da EM Monsenhor Lopes. Na fábula, leva prêmio José Zaqueu, da EM Tia Neném Brito, idealizada na sua própria região. Por fim, a categoria documentário, quem levou o primeiro lugar foi o aluno João Pedro Dionízio, da EM Porfírio Mendes de Moura.
Para a Secretária Municipal de Educação, Ana Luísa Gonçalves, “hoje foi o Dia D da Educação, neste aniversário da cidade!”, exclamou. Segundo ela, o município vêm trabalhando duro para alavancar a educação e hoje só estamos demonstrando um pouquinho do trabalho que vêm sendo desenvolvido. “Corando a noite de hoje, nós tivemos uma enorme participação de alunos no Concurso Literário Anita Lima e hoje premiamos aqueles alunos que foram mais bem avaliados, despertando assim um gosto pela leitura e a escrita”, enfatizou.
Já o prefeito municipal, Elbert Holanda, destacou a sua satisfação em estar realizando este aniversário, a empolgação e criatividade das escolas e pontuou o dia recheado de inaugurações e visitas pelo município. “Estamos sendo muito cobrados, mas tivemos o cuidado de retardar estas festividades por questões de segurança. Hoje estamos aqui tentando fazer sempre o melhor, dentro das possibilidades do nosso município. O mês de junho é um mês complicado, mas recebemos a ajuda de vários deputados, como B. Sá e Lucy Alves, então estamos realizando a festividade em 4 dias, sempre com zelo e responsabilidade com as metas fiscais municipais. Então, hoje estou extremamente feliz vendo que o nosso trabalho está dando certo e vamos aproveitar bastante”, fechou sorridente.
A noite foi encerrada com shows de Luan Costa, Alvino Luz, Banda Líbanos e Luketta.