Matéria: Jairo Leno
Neste dia 15 de agosto, a cidade de Picos celebrou a festa de sua padroeira, Nossa Senhora dos Remédios também padroeira da Diocese de Picos. A festa desse ano foi celebrada com fervor, em sua 172ª edição, e teve como tema: “Maria, Mãe da esperança”.
Durante a manhã, às 7h, ocorreu a missa solene, como de costume, no adro da igreja catedral, contando com a presença de centenas fieis que vieram das comunidades urbanas e rurais da paróquia. A missa foi presidida pelo bispo diocesano de Picos, dom Plínio José Luz da Silva, e concelebrada pelos padres Pio Feitosa Marinho, pároco da paróquia Nossa Senhora dos Remédios; Pe. Carlos Danilo, pároco da Paróquia São José Operário; Pe. Feliciano Dias, pároco da Paróquia São Francisco de Assis; Pe. Davi Barros; Pe. João Pereira; Pe. Francisco Bezerra, atualmente pároco na Paróquia de San Savino, Diocese de Piacenza – Itália; Pe. Vanderlan Félix e Pe. Ramires. Na ocasião ocorreu a coroação da imagem, que foi realizada por crianças da catequese infantil da paróquia.
Logo mais às 17h ocorreu a missa da dedicação da catedral, seguida de procissão com a imagem de Nossa Senhora, percorrendo as principais ruas da cidade, e culminando com a benção do Santíssimo Sacramento e o arreamento da bandeira.
O Pe. Pio Feitosa destacou em suas palavras a gratidão à todas as equipes que trabalharam em prol da festa da padroeira neste ano de 2022 e agradeceu também ao povo picoense pela participação massiva. “Obrigado povo de Deus pelo seu servir. Nossa Senhora agradece”, exclamou.