Há 200 anos, Dom Pedro I rompia os laços de colonização entre Brasil e Portugal. Foi o início de um novo período cultural e econômico para o país, que passava a ser agora uma nação autônoma. Em 7 de setembro de 1922, Dom Pedro I proclamava, às margens do rio Ipiranga, “Independência ou Morte”.
Nesta data festiva, a nação brasileira inteira pintou-se de verde e amarelo e saíram as ruas, em desfiles cívicos-militares, relembrando este marco importante na história do país.
Em Inhuma, distante 242 km da capital Teresina, a comemoração do “Bicentenário da Independência: Presente, passado e futuro” relembrou os principais fatos que marcaram a linha histórica brasileira, entre eles, a chegada dos jesuítas e, posteriormente, da família real; o dia do Fico, a escravatura e as sangrentas batalhas pela independência; era Vargas e Ditadura Militar, além da emancipação política de Inhuma.
As ruas ficaram repletas de alunos e professores que marcharam com força, mostrando seu nacionalismo, com um público de olhos atentos a cada detalhe.
A secretária municipal de Educação e Cultura, Ana Luíza Gonçalves, destacou a sua grande alegria em poder comemorar o 7 de setembro, de maneira majestosa. “Hoje é um dia histórico, comemorando a Independência do Brasil. Pra nós que fazemos a educação e a cultura, é motivo de muita alegria ver o quão bela foi rever a história de nosso país. A nossa gratidão pela participação e colaboração de todas as escolas participantes, desde a rede municipal, a estadual e privada”, fechou alegremente.
O prefeito municipal, Dr. Elbert Holanda, também falou da importância de reviver momentos como este. “Estou orgulhoso com cada inhumense que participou deste dia lindo, histórico, cultural e educacional, o nosso 7 de Setembro. Foi uma felicidade imensa ver o rosto de cada cidadão brilhando com as cores de nosso país. Ouvir a nossa história, faz com que tenhamos mais coragem de lutar por dias melhores. Que possamos estar mais independentes na saúde e na educação, resgatando nossa cultura. Nossa cidade é uma cidade rica em cultura e estamos trabalhando cada vez mais para fortalecer e desenvolver a nossa cidade”.
O vice-prefeito, Aluízio Gonçalves destacou o seu sentimento patriótico. “É muito bom estar no meio da sociedade e das instituições inhumenses. Parabenizo a secretaria municipal de Educação pelo trabalho incansável, ficou lindo de ver. […] Vale lembrar que a luta pela independência ainda não acabou, ela é constante. Nós estamos, nesta nossa gestão, trabalhando incansavelmente para melhorar nossos serviços prestados a população. É trabalhando no presente que colheremos grandes frutos no futuro”, exclamou.
Representando o poder legislativo municipal, o vereador Pedro Ferreira, falou da grandiosidade em se fazer presente nesta solenidade. “Esta é uma manhã abençoada, por 2 motivos. Primeiro, por este grande aglomerado de escolas estaduais, municipais e privadas, representando vários seguimentos da nossa história. Segundo, representando uma das melhores câmaras municipais que já tivemos aqui. Fico muito feliz de ver tantas pessoas fazendo parte deste evento democrático riquíssimo”, fechou sorrindo.
Confira abaixo, mais algumas fotos deste momento solene nacional.