Comemorar 200 anos de independência do Brasil, faz nossos corações se encherem de alegria e sentimento patriótico. Nesta data tão importante para os brasileiros, principalmente para nós piauienses que participamos de forma tão forte e sangrenta na Batalha do Jenipapo, comemorar 200 anos de nação é viver e sentir a liberdade de um povo, através de sua diversidade cultural, raças, credos e costumes.
Durante esta semana, entre os dias 5 a 9 de setembro, as escolas municipais estão vivendo a semana da pátria, realizando atividades em sala de aula, relembrando o contexto histórico e cultural, bem como reunindo a comunidade escolar para atividades culturais e cívicas gerais, entre elas, hasteamento e descerramento das bandeiras, ao som do Hino da Independência e Hino Nacional Brasileiro.
Ontem (7), a Prefeitura Municipal de Ipiranga do Piauí realizou um momento cívico na praça Rosa Cortez, com hasteamento das bandeiras do Brasil, do Piauí e do Município de Ipiranga do Piauí, sendo hasteadas, respectivamente, pelo prefeito Elvis Ramos; pela vice-prefeita Iolanda Rêgo e pelo presidente da Câmara Municipal, Neilon Carvalho. O momento foi seguido pelos pronunciamentos das autoridades locais e café da manhã.
O momento cívico, repetido logo em seguida na Câmara Municipal, contou com participação de vereadores, secretários municipais, chefes de departamentos, diretores, servidores municipais e uma representação dos alunos da rede municipal, além ipiranguense e cadete da Academia das Agulhas Negras, Linard, que orientou os alunos da EM Santa Catarina e EM Dr. Antônio Santos.
“Nós brasileiros queremos um país para todos, onde todos tenham direitos iguais, independente de classe social ou cor da pele, então temos que lutar dia após dia para que o país se fortaleça cada vez mais como um país democrático. Então precisamos valorizar a independência, e por isso, celebramos a Independência do Brasil em nosso município”, destacou o prefeito Elvis Ramos.
O secretário Municipal de Educação, Prof. Gilberto Vieira, destacou a importância desta data e esclareceu a decisão de não realização do tradicional desfile cívico-cultural este ano.
“É uma data importante da história nacional e é uma alegria poder viver este sentimento de brasilidade. Somos uma nação gigantesca, rica e de lugares belíssimos. Durante esta semana, levamos a comemoração para as escolas, trabalhando a semana da pátria, em cada comunidade. Foram 2 anos pandêmicos, onde a educação sofreu demais na perca do processo de ensino-aprendizagem, principalmente de português e matemática. Em comum decisão com toda a equipe da educação e gestores, achamos por bem e decidimos não realizar tal desfile, para investirmos mais tempo em atividades internas e aprofundar o conhecimento, avançando nossas metas nas avaliações externas de monitoramento, o que, em nenhum momento, fará com que esta data perca seu o brilho. O sentimento cívico foi e será mesmo, de luta por dias melhores”, frisou e parabenizou a equipe organizadora.