No dia 13 de dezembro, a Igreja Católica de todo o mundo celebra a solenidade de Santa Luzia, padroeira dos olhos, porque, segundo a tradição antiga, teriam arrancado seus olhos por proclamar firmemente a fé, mas ela recuperou a visão.
Neste ano, a Comunidade Santa Luzia, de Inhuma-PI, vivenciou a sua 22ª Festa em homenagem a padroeira local, meditando o tema “Com o testemunho de Santa Luzia vamos caminhar juntos em comunhão, participação e missão” e lema “Eu sou a videira, e vós sois os ramos” (Jo. 15, 5).
Durante 3 dias, leigos, fieis e padres visitantes participaram de missas e celebrações, momentos de orações e celebrativos e presenciaram sacramentos. A missa solene foi presidida pelo Pe. Edvaldo Barbosa (Teresina-PI), nesta terça (13), na presença do Pe. Daniel Rodrigues e dos diáconos Marlon e Luís Geraldo, seguida de queima de fogos e quermesse.
Para Rogério Rocha, animador da comunidade, “celebrar a 22° festa da nossa padroeira – os vinte e dois anos de fé e devoção – representou para nós da comunidade Santa Luzia mais uma oportunidade de crescimento de fé, um retiro espiritual, mesmo em meio aos tempos adversos em que estamos vivendo, de um modo que a festa da nossa Padroeira não deve ser para nós uma mera rotina que todo ano tem que acontecer, mais que seja um tempo para a comunidade entrar em estado de graça por meio das celebrações eucaristia, momento de orações e reflexões. A festa da nossa Padroeira também é momento de encontros fraternos com familiares e amigos podendo experimentar no festejo a dinâmica da igreja da comunhão, missão e participação, atendendo também o convite de uma igreja que acolhe, que se doa mais também que partilha”.