Refletindo o tema “Com Maria caminhamos juntos, por uma igreja sinodal: Comunhão, participação e missão”, foi iniciado oficialmente, neste sábado (17), as festividades em honra a padroeira de Valença do Piauí, Nossa Senhora Do Ó e Conceição.
Nesta primeira noite, presidiu o novenário Pe. Ranieri Alencar (Santuário de Santa Cruz dos Milagres/PI), enfatizando a “Sinodalidade e acolhimento: Acolher é um ato de fé”, como subtema, abrindo os olhos dos fiéis para acolher o povo de Deus com amor e compaixão. Estiveram presentes na celebração Pe. Antônio Carlos (São Francisco de Assis/Valença), Pe. Diego (Santa Teresinha/Elesbão Veloso), o pároco Pe. Wanderley Morais e os diáconos Alaelson (provisório), Balbino e Francisco, além de seminaristas da Arquidiocese de Teresina.
O padre Wanderley destacou que é uma alegria poder está vivenciando mais uma festividade, principalmente nesta época especial de Natal, acolhendo tantas família na casa de Maria e Jesus.
“Pra mim é uma alegria. Ontem nós tivemos o Acorda Valença, um momento de adoração e louvor, às 21h, e saímos, em seguida, em carreata com Nossa Senhora já com bastante participação dos fieis. Hoje começamos bem a primeira novena, com uma grande participação. Povo de Valença, leigos de nossa paróquia, povo visitante de outras paróquias, não comunidades, a presença dos padres, seminarista e diáconos, é muita alegria. É isso que faz querer ser mais padre, amado por Deus e pela comunidade”, destacou.
A família homenageada da noite foi a família Lima Verde, que estiveram em caravana presenciando a santa ceia. Esteve presente também o prefeito municipal, Marcelo Costa, acompanhado de sua mãe, Deusa Costa. A noite foi finalizada com show católico, no espaço Coliseu, com o Missão Adorata e Missionários Shalom.
As festividades se entendem até dia 26, com a missa solene, procissão e outros eventos culturais.