ENSINO: Ipiranga do Piauí duplica menções honrosas e ganha primeira medalha de prata em OBMEP, neste ano de 2022

INST-Notícias8

A terra do doce e do artesanato está em festa. Distante 262 km da capital Teresina, Ipiranga do Piauí vêm trabalhando seus alunos fortemente para competições olímpicas nacionais e, neste ano, a cidade conquistou sua primeira medalha olímpica em matemática e está entre as 3 cidades do Piauí a levarem medalha de prata.

O aluno João de Sousa, estudante da Esc. Mun. Dr. Antônio Santos e integrante do Clube Olímpico de Matemática, foi o primeiro ipiranguense a conquistar uma medalha na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), em sua 17ª edição, levando para casa a medalha de prata.

João de Sousa, medalhista na 17ª OBMEP

“É em sentimento de orgulho e uma alegria que não tem fim em representar essa cidade tão querida, tão abençoada, minha Ipiranga do Piauí”, falou alegremente o aluno João.

E não ficou somente por ae! A cidade vem duplicando o número de menções honrosas a cada ano. Mesmo após a pandemia, em 2021 foram 2 menções e em 2022 foram 4. Os premiados foram Hitallo Gabriel e Júlia Yasmin, da Esc. Mun. Santa Catarina, e Mário José (aqui representado por sua mãe, Natália), da U. E. Manoel Ribeiro, alunos do nível 1. Já no nível 2, a aluna Maria Rita, da Esc. Mun. Dr. Antônio Santos. Tudo isso fruto de um trabalho incansável da equipe pedagógica municipal.

O primeiro momento de reencontro e confraternização foi realizado ontem (21), no auditório da Secretaria Municipal de Educação, com a presença do Prof. Antônio Oliveira (IFPI-Valença); da diretora do Dr. Antônio, Prof.ª Delma Martins; do Prof. Evanderson, representando o Santa Catarina; do secretário de educação, Prof. Gilberto Vieira; e do Prefeito Municipal, Prof. Elvis Ramos, que parabenizaram os alunos pela grande conquista (como observado nas imagens acima).

Hitallo Gabriel, menção honrosa na 17ª OBMEP

“Esse presente representa pra mim muita coisa, pois sei que vai me ajudar muito no futuro. Sempre vale a pena estudar, embora a gente falte a paciência, a gente tem que lutar pra conseguir o que quer. A gente sabe que a realidade do Brasil é difícil, então sem estudo a gente não vai muito pra frente. […] Ontem estava bem agoniado porque o site não entrava kkkkk mas hoje estou bem mais calmo, só alegria”, sorriu o aluno Hitallo.

“Ficamos felizes porque essa medalha já saiu. Foi um ano que a gente trabalhou bastante, mas fomos muito bem recompensados pelas menções e pela medalha de prata. Fizemos história com a primeira medalha, a primeira de muitas que viram”, exclamou alegremente o Prof. Antônio.

Prof. Me. Antônio Oliveira, docente do Clube Olímpico
Prof. Gilberto Vieira, secretário municipal de Educação

“Nosso momento de hoje foi festivo, muita alegria. Desde ontem quando soubemos que Ipiranga, pela primeira vez, conseguiu uma medalha. Eu que sou formado em matemática, sempre tive esse sonho, e com menos de 2 anos de trabalho, fomos agraciados. A gente vem fazendo um trabalho com as escolas, professores de matemática, sempre procurando fazer o nosso melhor, levando o ensino de qualidade em todas as áreas. É um resultado de um trabalho coletivo, além da força e suporte que estamos dando ao Clube Olímpico de Matemática, criado ainda este ano, sempre aos sábados. Estou muito feliz!”, destacou o secretário Prof. Gilberto.

>>> SOBRE O CLUBE OLÍMPICO DE MATEMÁTICA

Criado em Março deste ano de 2022, o Clube Olímpico de Matemática visa descobrir e desenvolver novos talentos olímpicos, aproveitando o grande potencial estudantil municipal.

O projeto, realizado todos os sábados com os 2 níveis (nível I e II) da OBMEP, justifica-se pela necessidade de melhorar o desempenho dos alunos, da região de Ipiranga, em competições de Matemática, despertando o interesse por esta disciplina e áreas tecnologias, além de conquistar Menções Honrosas e Medalhas em diversas olimpíadas.

Facebook
WhatsApp