Dom Juarez Sousa é o primeiro piauiense a ocupar a cátedra de Teresina, sendo o 8º bispo da capital e 10º do Piauí. Em mais de 100 anos de história diocesana, um filho do sol do equador assume o arcebispado desta parcela de população católica apostólica romana.
O novo Arcebispo Metropolitano de Teresina tomou posse na tarde deste sábado (25), na Catedral Metropolitana de Nossa Senhora das Dores, em solenidade marcada pelo afeto do acolhimento e pela significativa participação de religiosos, fiéis e autoridades.
A Solenidade teve início no final da tarde e uma grande quantidade de caravanas das Dioceses do Piauí e de cidades vizinhas já aguardavam a chegada do novo arcebispo. Dom Juarez Sousa foi acolhido no portão central da Praça Saraiva pelo padre Klebert Viana, pároco da Catedral de Teresina, e por Dom Jacinto Brito, ao som da Marcha Pontifícia executada pela Banda XVI de Agosto. Durante sua passagem pela passarela central da praça, ele beijou o Crucifixo, aspergiu água benta em si mesmo e seguiu abençoando os fiéis.
Dando início a Santa Missa, Dom Jacinto Brito proferiu seu discurso de agradecimento pelos anos de pastoreio na Igreja de Teresina. Conforme estabelece o rito de posse dos bispos, em seguida, o chanceler da Cúria Metropolitana, Diácono Roberto Caminha, fez a leitura das Letras Apostólicas, documento pelo qual o Papa Francisco nomeou Dom Juarez Marques Sousa da Silva como oitavo Arcebispo Metropolitano de Teresina.
Durante a homilia e em seu primeiro pronunciamento após a nomeação, Dom Juarez relembrou de sua trajetória episcopal e agradeceu o pastoreio de Dom Jacinto Brito na Arquidiocese de Teresina.
Os inhumenses também estiveram presentes em caravana, cantaram e louvaram a Deus pelo novo pastor que agora estará a frente da igreja.