A alegria reacende e motiva a população inhumense durante o mês de março.
Ontem (10), o dia amanheceu mais cedo para os Inhumenses e fiéis católicos, que aguardavam ansiosos a abertura oficial das festividades 2023. Após a vigília aos pés de Jesus Sacramentado, ministrada pelas as equipes de trabalho (ainda no dia 9), foi realizada, no patamar da igreja matriz (às 5h), o hasteamento da bandeira do padroeiro ao som da Banda Canarinho, seguido da oração das laudes e café partilhado.
O tema geral deste ano é “Com São José, viver a Iniciação à Vida Cristã: caminho para o encontro com Cristo” e lema “Corações ardentes, pés a caminho (Lc 24, 32-33)”, com a festividade estendida até o próximo dia 19, dia da solenidade do padroeiro.
Com o subtema “Igreja casa da Iniciação à Vida Cristã”, as atividades religiosas prosseguiram com o Ofício da Imaculada Conceição (12h), a recitação do Terço Mariano feita pelos acólitos (18h) e a primeira missa-novena (19h), presidida pelo arcebispo de Teresina, Dom Juarez Sousa, sendo esta sua primeira paróquia a visitar, depois que assumiu o arcebispado da capital, no último dia (25). Estiveram presentes também Pe. Francimilson (filho da terra), Pe. Gilberto, Pe. Gil e Pe. Jailton (filho da terra), além do Pe. Daniel (pároco), Diáconos Marlon, Luís Geraldo e Alaelson.
A liturgia da noite ficou por conta dos serviços EJC e ECC e pastoral dos Acólitos do Altar, além do Bloco A do Dízimo, Sec. Mun. de Administração e Planejamento e Sec. Mun. de Governo. As crianças Maria Laura e José Emiliano abrilhantaram a celebração no momento “Zezinho e Mariazinha”.
Por fim, uma grande quermesse, que contou com a colaboração das famílias Carvalho, Barros, Monteiro, Martins, Alves e Santos, marcou mais um momento de confraternização e descontração, ao som de Lucas Meneses no palco “Artistas da Terra”.
Para o arcebispo de Teresina, Dom Joarez Sousa, festejar São José em Inhuma, uma festa secular, é uma alegria muito grande e significativa, até mesmo para ele enquanto pastor.
“Pra mim é uma alegria festejar São José por vários motivos. Minha cidade de origem e minha primeira paróquia festejam São José e minha ordenação foi exatamente no dia solene da festa (19). A bíblia menciona São José em poucas partes, mas é substancial, o suficiente para conhecer este homem justo que deixou seus sonhos para viver os sonhos de Deus, sendo pai adotivo de Jesus. Além disso, Deus ainda nos presenteou com chuva, sinal de boa colheita para os agricultores. […] Que Deus abençoe a festividade na paróquia de vocês. Que seja um tempo de reflexão e renovação da fé”, concluiu Dom Juarez estendendo a sua benção sobre todos nós.
Confira na íntegra, o 1ª Novenário dos Festejos de São José 2023.