Na segunda noite (11) de novenário dos Festejos de São José, padroeiro do município de Inhuma-PI, a alegria e as histórias de devoção tomaram conta dos corações dos leigos e religiosos. Celebrando o subtema “Iniciação à Vida Cristã: caminho efetivo para “o estado permanente de missão”, os fiéis se fizeram presentes em mais uma noite de oração e graça, iniciada às 18h30 com a recitação do Terço Mariano, realizada pelo Terço dos Homens da Matriz.
O momento fofurômetro ficou por conta da entrada das crianças, acompanhadas de seus pais, José Francisco Akillys e Ryanna Sabrina, representando São José e Nossa Senhora. Na liturgia, a celebração foi presidida pelo Pe. Daniel Rodrigues (pároco local), na presença dos diáconos Marlon e Alaelson, sendo os noitantes a Pastoral da Criança, Terço dos Homens (matriz), Regional Nossa Senhora de Lourdes (Araxás, Liberdade, Sossego, Maracaí, Atrás de Boa Esperança e Matriz), Sec. Mun. de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Sec. Mun. de Finanças, Agespisa, Equatorial, Detran, Junta Militar, além do Bloco B do dízimo.
Na parte artística e cultural, o espaço Artista da Terra teve a animação da cantora Fran Mel, com um repertório recheado de forró das antigas, movimentando as barraquinhas, brechó e quermesse de São José, que estarão em funcionamento durante as nove noites de novenário.
São muitas as benções que o Senhor Deus nos envia todos dias, por intercessão de São José. Direto de Novo Oriente, a senhora Gorete Rufino falou e testemunhou no altar do Senhor.
“A minha família sempre foi uma família religiosa, onde tivemos padre, bispo, monsenhor e freiras. Estudei na Cnec e desde novinha tenho esta devoção por São José. Hoje, lá em Novo Oriente, participo do grupo conhecido como “Mulheres empoderadas e ousadas: oração e ação” e, neste noite, viemos em um grupo de 18 mulheres para celebrar São José em Inhuma. De surpresa, contei uma graça que estava guardada há 18 anos que está aqui neste envelope. A minha graça foi um sonho que tinha de ver a minha filha em matrimônio. No mesmo ano que me apaguei com São José, 2 meses depois a minha filha amada, já começou a namorar e, 2 anos depois, exatamente no dia 19 de março, às 15h (hora da misericórdia) meu neto Vinícius nasceu”, falou alegremente a senhora Gorete.
Na terceira noite (12), os fiéis refletiram a “Iniciação à Vida Cristã: mergulho no mistério de Cristo”. Jesus é importante para nós porque, por meio de sua Expiação, seus ensinamentos, sua esperança, sua paz e seu exemplo, Ele nos ajuda a mudar nossa vida, enfrentar nossas provações e seguir avante com fé em nossa jornada de volta à presença Dele e de Seu Pai.
Os noitantes desta data foram Regional São João Batista (Malhada, Curral Velho, Buriti Comprido, Cupins e Aceiros), Sec. Mun. de Meio Ambiente, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Emater, Terço dos Homens – Regional da Malhada (que recitaram o terço mariano) e Bloco C do dízimo. As famílias homenageadas foram Gonçalves, Almondes, Mendes, Aguiar, Cardoso e Morais.
O zezinho e mariazinha foram representados pelas crianças Elvídio Filho e Ana Laura. Na parte artística, Edmércio Gonçalves soltou a voz e animou mais uma quermesse, momento de alegria e reencontros.
Confira as novenas na íntegra: