A Festa do Divino é uma celebração de origem católica bastante tradicional no Brasil. O Espírito Santo é uma das três pessoas reveladas por Jesus Cristo e teria vindo dos céus, sobre os Apóstolos e a Virgem Maria, cinquenta dias após a Páscoa. Por isso, a festa litúrgica é chamada de Pentecostes e observada pela Igreja Católica desde sua origem.
Em Inhuma, a IX Festa do Divino Espírito Santo refletiu o tema “O Espírito Santo nos inspira a ser uma igreja sinodal” e o lema “O espírito vos ensinará todas as coisas (Jo 14,26)” e teve como Imperadores o casal, Soares e Joseleide, que organizaram a festa deste ano, desde as celebrações dos 7 dons pelos regionais, ao tríduo na Igreja Matriz, com contribuição dos membros da Confraria do Divino Espírito Santo e dos casais e coordenadores responsáveis pelos dons.
O tríduo, entre os dias 25 e 27, foram refletindo os 7 dons do espírito, com a participação das pastorais, movimentos e serviços pastorais e diversos leigos, onde os paroquianos puderam refletir e abrir a mente e o coração para a ação missionária do Divino e a unidade religiosa.
A Missa Solene da Festa foi realizada neste domingo (28), às 19h, na Igreja Matriz, antecedida pelo cortejo do Divino, saindo da casa do casal Imperador. Uma celebração litúrgica emocionante e muito bem paramentada, recheada de muita fé e gratidão pela concretização da festividade em mais um ano.
Nos Ritos Finais, o Pe. Daniel Rodrigues (pároco local) agradeceu pela colaboração e engajamento de todos e anunciou os novos imperadores da X Festa do Divino, o casal Ivan e Tamires, que realizar-se-á em 2024.