Em sua edição 40, a SDJ 2023 vem batendo record de público.
No último, 16 de julho, na cidade de Ipiranga do Piauí, foi dado a largada em um dos maiores e mais tradicionais eventos festivos e culturais da região centro-sul do Piauí, a Semana Cultural da Juventude Ipiranguense. Em 2023, o evento completa 40 anos de arte, cultura e empreendedorismo.
Logo no primeiro dia, a programação começou antes mesmo do amanhecer, e se estendeu até a madrugada de hoje, segunda-feira, 17, e culminou com a apresentação do corpo de ballet do município, concursos de beleza e shows artísticos.
Na manhã de domingo (16) foi a vez da Alvorada, Desafio IPIBIKE, Missa e Enduro Cronometrado. A noite começou com Corpo de Ballet com o espetáculo “Voltando ao início”. O público presente na Praça da Juventude parou para apreciar e torcer para seus candidatos favoritos no concurso Garoto e Garota Cultural nas categorias adulto e infantil. Na categoria infantil os vencedores foram Davi Lucas e Anna Lara. Já na categoria adulto, os vencedores foram Mateus Silva e Yasmim Morais. A programação musical ficou por conta de Sinal de Sertão, Henry Freitas e Damara e Dina.
A terça (19) foi dedicada a educação. As atividades tiveram início pela tarde com a realização do Campeonato de Xadrez, logo em seguida, foi iniciado o Intercolegial de Futsal, que contou com a participação de quatro escolas da Rede Municipal. Em continuidade, aconteceu a exposição ‘Ipiranga sob o olhar de uma criança’, e o show musical com a banda Lagarta Pintada. À noite aconteceu a I Mostra Educativa: Colhendo frutos da educação infantil e o shows com Amory Cana, Xand Avião e Cristian Ribeiro.
Um dos momentos mais esperados da 40ª Semana Cultural da Juventude Ipiranguense, o show o artista de renome nacional e um dos maiores nomes do forró, Xand Avião, levou milhares de pessoas para a Praça da Juventude em Ipiranga do Piauí.
Ontem, quarta (19), foi o dia da assistência social. A programação da noite contou com apresentações culturais dos idosos do Centro de Convivência do Idoso (CCI), da Escola Apaiana Tia Nely, do Grupo Abadá Capoeira e do grupo de dança do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).
Após as apresentações culturais, tiveram início os shows musicais, sendo que, a banda Os Silvas foram os primeiros a subir no palco principal, e logo em seguida, a banda de renome nacional, Calcinha Preta, cantou grandes sucessos e animou o público presente. Finalizando a programação do dia, o cantor Chacal foi ao palco.