As cidades de Inhuma, Ipiranga do Piauí e Valença do Piauí recebem o Selo A da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) do Estado do Piauí na Certificação Ambiental Estadual dos municípios piauienses no Selo Ambiental, ano 2023. Essa conquista ressalta o compromisso dos municípios em realizar ações de preservação e conservação ambiental no Vale do Sambito.
O resultado final foi divulgado nesta sexta-feira (11) abrindo leque para novas concessão do ICMS Ecológico aos municípios do Estado. Ao todo, 168 municípios foram certificados entre os selos A, B e C, cujo premiação tem por princípio premiar e compensar os municípios que investem e trabalham na proteção ao meio ambiente e recursos naturais, conforme a lei nº 5.813/2008.
Em suas redes sociais, as prefeituras destacaram a alegria desta conquista que é de todos. “Conseguimos o selo A7, momento digno de comemoração, e agora estamos aptos a receber mais recursos para investimentos municipais”, destacou o prefeito Elvis Ramos. “Pela terceira vez consecutiva o município de Inhuma conquista o selo A”, destacou a Ascom de Inhuma.
“O resultado apresentado hoje é muito positivo para apolítica pública ambiental nos municípios do nosso Estado. Toda a eficiência e transparência desse processo é resultado do trabalho cuidadoso que a Semarh realizou”, destacou o secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí, Daniel Oliveira.
Dentre o número de municípios piauienses que concorreram à certificação, 114 alcançaram o Selo A, o que corresponde a 62,08%. Quanto ao Selo B, 30 municípios o obtiveram, isto é, 16,56%. E 24 municípios (13,26%), conseguiram o Selo C. Este ano, a previsão do repasse de ICMS Ecológico é de R$ 51.949.011,85, após o processo mais eficiente e transparente de todos os anos.
CAPA: Mudas de Caju no Viveiro Municipal Antônio de Rosa de Ipiranga do Piauí