ENEM: 3,9 milhões de inscritos realizam primeiro dia de prova já neste domingo (5), sendo 99,6 mil somente no Piauí

capa1

Em 2023, a prova do Enem ocorrerá nos dias 5 e 12 de novembro. No primeiro dia de prova, dia 5, no qual será realizado também a redação, o exame tem duração de 5h30, porque começa a ser aplicado às 13h30 e termina às 19h.

Mais de 3,9 milhões de pessoas estão inscritas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023, sendo 99,6 mil inscritos somente no Piauí. O número indica uma retomada no que diz respeito ao aumento de participantes, se comparado aos dados do biênio anterior, com índice, segundo o INEP, de 13,1%, em relação a 2022, quando foram 3.476.226; e de 14,2%, em relação a 2021, que teve 3.444.171 inscritos.

As provas possuem 90 questões em cada dia, totalizando 180 questões no total. No primeiro dia, além das questões, os candidatos devem realizar a redação no estilo dissertativo-argumentativo sobre o tema proposto.

  • Primeiro dia (5 de novembro – 5h30): 45 questões de Linguagens e Códigos + 45 questões de Ciências Humanas + Redação;
  •  Segundo dia (12 de novembro – 4h30): 45 questões de Ciências da Natureza + 45 questões de Matemática e suas Tecnologias.

Lembrando que os resultados individuais do Enem também podem ser aproveitados nos processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep para aceitar as notas do exame. Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal.

>>> DICAS PARA A REDAÇÃO

  1. Comece pela prova de redação. A redação conta muito na pontuação, por isso, não espere estar cansado com o restante da prova para começar a desenvolvê-la.
  2. Interprete o tema proposto. Garanta que entende o que está sendo solicitado!
  3. Delimite o tema. Assim você garante que trata do que é essencial e evita que a redação exceda o limite de linhas da prova.
  4. Estruture o raciocíno. Ao fazer isso, você também está dando forma à estrutura da sua redação.
  5. Utilize linguagem formal. A linguagem formal contempla ortografia e demais regras gramaticais.
  6. Seja coerente nas argumentações. Não se contradiga!
  7. Introduza citações. Ao introduzir citações de pessoas especializadas sobre o conteúdo que é exposto, você demonstra conhecimento sobre o tema.
  8. Mencione fatos. Ao citar fatos históricos, você também dá mostras do seu conhecimento geral.
  9. Assuma uma posição moderada. Não seja radical nos seus argumentos. Se você não concorda com os aspectos relacionados ao tema, não se posicione de forma revolucionária.
  10. Leia a redação. Depois de terminar de escrever, leia com calma e corrija possíveis erros de ortografia ou pontuação.
Facebook
WhatsApp