TRADIÇÃO: Missa e tapete marcam Solenidade de Corpus Christi, em Inhuma, para cristãos católicos

capa1111

Corpus Christi, data em que os cristãos comemoram o Mistério da Eucaristia – Sacramento do Corpo e Sangue de Jesus Cristo, através do pão e do vinho consagrados –, é uma celebração realizada pela Igreja Católica do mundo inteiro, nesta quinta-feira (30), recordando a última ceia de Jesus com os apóstolos.

O feriado é marcado pela confecção dos tapetes de serragem que colorem ruas e avenidas de várias cidades brasileiras. Os tapetes coloridos tiveram origem em Portugal e foram trazidos para o Brasil durante a colonização (entre os séculos XVI e XIX). A prática remete à acolhida de Jesus em Jerusalém, “quando as pessoas cobriram as ruas de ramos e mantos para a passagem do Messias”. Durante a procissão, os peregrinos passam por cima dos tapetes, seguindo o sacerdote que leva o ostensório.

Em Inhuma, a Missa Solene de Corpus Christi foi presidida pelo Padre Daniel Rodrigues, às 8h, com a participação do diácono Luís Geraldo, através de uma liturgia riquíssima e bem preparada para um mistério tão importante para nossa caminhada de evangelização. Em seguida, os fiéis caminharam, em procissão com Jesus, passando pelo belo tapete preparado pelos leigos e membros do EJC e seguiu por algumas ruas da cidade, cantando jubilosos e retornaram a igreja matriz para a benção final.

A tarde, está previsto momentos de adoração a Jesus Sacramentado e celebrações nas comunidades rurais.

Facebook
WhatsApp