Voltei Recife, foi a saudade que me trouxe pelo braço! (Alceu Valença)
Conhecida como a “Veneza Brasileira” pelos seus diversos rios e também como a terra do Frevo, o Recife é uma das principais capitais do Nordeste do Brasil, com uma rica história, cultura vibrante e uma beleza natural.
1. PAÇO DO FREVO E RUA DO BOM JESUS
O Paço do Frevo é um museu dedicado ao ritmo musical e dança que surgiu em Pernambuco há mais de 100 anos. O museu ocupa um prédio histórico no bairro do Recife Antigo e conta com exposições interativas, oficinas, shows e um acervo de mais de 12 mil itens relacionados ao frevo.
A rua do Bom Jesus é um complexo de casarões antigos, coloridos e charmosos que abram várias histórias e datam do século XVII, entre elas da Sinagoga Kahal Zur Israel, a primeira das Américas, que hoje funciona como um museu sobre a presença judaica na região.
2. MARCO ZERO, PARQUE DE ESCULTURAS DE FRANCISCO BRENNAN e CENTRO DE ARTESANATO
É o ponto zero onde a cidade de Recife foi fundada, no século 16 e, sem dúvidas, o grande cartão-postal da cidade. O local também reúne diversos monumentos históricos e culturais, como Caixa Cultural do Recife, o Centro de Artesanato de Pernambuco, além de um deck com vários bares.
O Parque de Esculturas de Francisco Brennand é um dos lugares turísticos em Recife que também chama atenção: um conjunto de obras do artista plástico pernambucano Francisco Brennand, instalado em um recife artificial na orla do Marco Zero.
3. FORTE DAS 5 PONTAS E PRAIA DE BOA VIAGEM
O Forte das Cinco Pontas, no bairro de São José, é o único forte remanescente da época da ocupação holandesa em Recife, construído em 1630. Ele tem esse nome porque originalmente tinha cinco baluartes, mas hoje só restam quatro. Historicamente, a fortaleza tinha a função de defender Recife e também funcionar como uma prisão.
Já na Zona Sul do Recife, fica a única praia da cidade — a Praia de Boa Viagem, com cerca de 7 quilômetros. A praia tem uma orla bem estruturada, com calçadão, ciclovia, quiosques e coqueiros.
4. CAPELA DOURADA e MUSEU CAIS DO SERTÃO
A Capela Dourada, que recebe o nome formalmente de Capela dos Noviços da Ordem Terceira de São Francisco de Assis, é uma um dos principais pontos turísticos do Recife e uma das igrejas mais impressionantes, localizada no Convento de Santo Antônio. A capela foi erguida no século 18 e tem uma decoração barroca exuberante, com muito ouro, talha e azulejos portugueses. A riqueza artística e histórica chama a atenção.
O Museu Cais do Sertão é mais um dos lugares em Recife para conhecer. Estrutura moderna e interativa, sua proposta é homenagear a cultura e a história do sertão nordestino. São salas temáticas, objetos, vídeos, músicas e atividades lúdicas que retratam a diversidade e a beleza do sertão. O museu oferece aos visitantes tanto exposições temporárias como um acervo permanente.