Educação em nível avançado!
Realizada ontem (23), em Ipiranga do Piauí, a I FECIPE – Feira de Ciências Municipal de Ipiranga do Piauí, com o tema “Promovendo soluções inovadoras para um futuro sustentável”, aproximando os alunos das práticas ecologicamente corretas e promovendo a valorização das comunidades. O projeto consiste na realização de pesquisas conduzidas pelos alunos, orientadas por seus professores, utilizando o método científico.
A feira foi realizada pela Secretaria Municipal de Educação e financiada pelo CNPq, através do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação, por meio de projeto aprovado ainda no ano passado, onde somente os SEMED/Ipiranga e IFPI conquistaram o prêmio. O projeto foi realizada em duas etapas, a primeira foram feiras de ciências nas escolas e a segunda foi a culminância da feira de ciências municipal, contando com a apresentação dos projetos mais relevantes selecionados na primeira etapa.
As idealizadoras e coordenadoras do projeto foram as professoras Dr. Marina Santos e Esp. Juliana Vieira, a última, em seu pronunciamento, destacou que “a feira de ciências não é apenas um evento de exposição, é uma oportunidade para que todos os alunos e visitantes possam experienciar um evento científico do micro ao macro. Agradecer a todos os professores, alunos e familiares pelo apoio, trabalho e empenho”.
A abertura contou com apresentação de poesia, com o alunos da Creche e Pré-escolar Mãe Celé, e dança Caninha Verde, com o alunos da Pré-escolar Mãe Celé.
A comissão julgadora contou com 3 grandes professores: o Prof. Dr. Édson Lourenço – professor do IFPI, Prof. Me. Jhenys Maiker – professor pesquisador de Isaias Coelho – e Prof.ª Esp. Francisca Feitosa – professora da rede estadual de Ipiranga do Piauí. Estiveram presentes no evento, o prefeito municipal Elvis Ramos; a vice Iolanda Rêgo; o secretário de educação, Prof. Gilberto Vieira, e o secretário de agricultura, Francisco Feitosa; Ítalo, assessor do Ministério Público; demais secretários e chefes de departamento, equipes de gestões escolares, professores, familiares e visitantes.
Os projetos vencedores foram:
i. Na modalidade regular/integral:
- 1º Lugar: Plástico Biodegradável – EM Antônio Tapety;
- 2º Lugar: Transformando resíduos em vida: Composteira doméstica alternativa sustentável – EM Santa Catarina;
- 3º Lugar: Produção de Brinquedos Pedagógicos reutilizando itens recicláveis – EM Liberato Vieira.
ii. Na modalidade EJA: Agricultura Familiar: Inseticida Natural.
Confira mais algumas fotos: