40 cidades do Piauí atingiram alto índice de desempenho na execução do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), segundo monitoramento realizado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), conferindo se as escolas estão realizando adequadamente a gestão do programa.
Um dos principais instrumentos de análise é o Índice de Desempenho da Gestão Descentralizada do PDDE (IdeGES-PDDE), que mensura a qualidade da execução do PDDE em todo território nacional, a fim de orientar a ação governamental para aprimorar os resultados do programa, favorecendo o exercício do controle social e reconhecendo iniciativas exitosas de gestão, sendo este variando entre 0 a 10 e agregando três indicadores relativos a dimensões representativas do desempenho do programa nos entes federados: adesão, execução e prestação de contas dos recursos.
Ipiranga do Piauí e Prata do Piauí foram os únicos no território Vale do Sambito que atingiram nota máxima no índice e, com isso, demonstraram alto desempenho na aplicação de recursos destinados a educação, dentro de um universo próximo a 40% das escolas públicas de educação básica brasileiras que fizeram adesão ao programa e atualizaram o seu cadastro, executaram em 2021 os recursos repassados pelo FNDE e tiveram a prestação de contas aprovada.
“Este resultado é fruto de um trabalho árduo de todos que fizeram e fazem a educação do município de Ipiranga. Todos estão de parabéns por quererem transformar o nosso município num verdadeiro celeiro de educação”, exclamou Gilberto Vieira, secretário Municipal de Educação de Ipiranga do Piauí
Confira abaixo a lista dos índices dos municípios do Piauí:
O PDDE
Criado em 1995, o PDDE tem a finalidade de prestar assistência financeira, em caráter suplementar, às escolas da rede pública de educação básica e às escolas privadas de educação especial mantidas por entidades sem fins lucrativos. O objetivo é promover melhorias na infraestrutura física e pedagógica das unidades de ensino e incentivar a autogestão escolar. Os recursos são repassados diretamente para as unidades executoras das escolas, como caixas escolares, associações de pais e mestres e conselhos escolares