Uma cidade bastante acolhedora que faz da sua alegria e criatividade sua marca registrada. Completar 60 anos é um momento de aplaudir e comemorar bastante tantas conquistas que seu povo conseguiu até aqui. 6 décadas trabalhando incansavelmente para fazer de sua cidade, o melhor lugar do mundo.
Ipiranga do Piauí é uma cidade situada no centro-sul do Piauí, desmembrada de Oeiras, através da lei Estadual n° 2.061 de 7 de dezembro de 1960, e instalado solenemente aos 15 dias do mês de dezembro de 1962. Distante 264 km de Teresina, capital do Piauí, possui uma população de 9.863 habitantes (estimativa para 2022) e é reconhecida pelo seu grande potencial em fabricação de doces artesanais, comercializados dentro e fora do estado.
Desde sábado (10), uma vasta programação foi realizada com a participação de ilustres ipiranguenses e amigos visitantes. Nesta quarta-feira (14), a manhã foi recheada de aprendizagens na Secretaria de Educação, com troca de experiências exitosas entre os municípios de Ipiranga, Inhuma, Pau D’arco, Prata do Piauí e Domingos Mourão, através do projeto “Undime em Ação”, além de formação e rodas de conversa sobre indicadores educacionais, com Prof. Antônio Silva, e Novo Fundeb e Conselhos de Acompanhamento e Controle Social, com o advogado e consultor jurídico, Dr. Hans Kelsen. A noite foi finalizada com o Espetáculo da Escola Municipal de Dança e apresentação do Grupo de Capoeira Palmares.
GALERIA 1: Caravana Undime em Ação
GALERIA 2: Espetáculo da Escola Municipal de Dança
No dia 15, dia do aniversário, o dia começou mais cedo com alvorada festiva, às 5h. Às 9h, foi realizada a Missa em Ação de Graças, na igreja matriz de Nossa Senhora da Conceição, celebrada pelo padre Jonas Batista. Às 10h30, foi realizada a sessão solene, no legislativo municipal e, a tarde, foi realizada uma inauguração simbólica, sendo as oficiais com agenda marcada para início a partir do fim do ano.
A noite, foi realizado um momento de grande valia histórica para os ipiranguenses. De ideia original da jornalista doutoranda Daiane Rufino, foi lançado o livro “Ipiranga do Piauí: 60 anos de história, memória e cultura de um povo“, de autoria dos professores Elvis Ramos, Gilberto Vieira, Lady Ana Soares, Leidiany Nogueira, Maria Elenita e a própria Daiane Rufino. A participação das famílias, entrevistados e personalidades influentes foi marcante e abrilhantou o evento e o tornou inesquecível.
Finalizando as comemorações, para abrir as apresentações musicais foi realizado o Parabéns Solene, seguido de pronunciamento do Prefeito Elvis Ramos e show pirotécnico. O público foi ao delírio com Grupo Sinal do Sertão, Iguinho e Lulinha e JF do Acordeon. Foram megashows que fizeram os ipiranguenses e visitantes dançarem até o dia amanhecer. O prefeito municipal destacou em suas palavras:
“60 anos de história, 60 anos de muito amor. Uma história construída além do tempo, por homens e mulheres ipiranguense, através da força de muito trabalho. É uma alegria poder estar a frente da administração municipal desta cidade que amo demais. A minha gratidão a cada um de vocês que depositaram sua confiança em minha pessoa. Estamos trabalhando e vamos lutar incansavelmente para uma Ipiranga melhor. Décadas se passam e o amor permanece. Nossa maior riqueza é ser feliz aqui. Parabéns Ipiranga pelos seus 60 anos de emancipação política”, destacou Elvis Ramos emocionado.
Vale destacar outros eventos que aconteceram ao longo da programação. No sábado (11), foi realizada a Feira Agroart. No domingo (12), foi realizado Torneio de Voleibol, às 9h, e, às 16h, apresentação da Academia Municipal de Saúde. Na segunda (12), foi realizado o encerramento das atividades do projeto “Nascer”, com a entrega do kit de enxoval do bebê, às 10h, e Final do Torneio de Futsal Masculino e Feminino, às 19h. Dia 13, Culto Evangélico, às 19h.