Começa hoje (16) as inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que seleciona estudantes para vagas nas instituições públicas de ensino superior. Para se inscrever, os estudantes interessados devem acessar o Portal Acesso Único do Ministério da Educação até o dia 24 de fevereiro.
O site disponibiliza informações sobre processos seletivos para o ensino superior, como o Programa Universidade para Todos (Prouni), que oferece bolsas de estudo em faculdades privadas e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), com financiamento especial para cursos superiores.
Na UFPI são 3.062 vagas em mais de 69 cursos de graduação e de nível superior tecnológico dos Campi de Bom Jesus, Picos, Floriano e Teresina. Haverá 190 vagas, para o primeiro semestre, em três cursos de nível superior tecnológicos: as graduações em Gestão de Dados e Energias Renováveis, ofertadas pelo Centro de Educação Aberta e a Distância (CEAD/UFPI), com 75 vagas cada uma; e o Curso Tecnólogo em Agroecologia, primeira graduação ofertada pelo Colégio Técnico de Teresina (CCT/UFPI), com 40 vagas, na modalidade presencial. Do total de vagas, 50% são destinadas para estudantes que cursaram no mínimo todo o ensino médio em escola da rede pública. A partir dessa exigência há vagas reservadas para candidatos autodeclarados Pretos, Pardos ou Indígenas (PPI), com a renda familiar per capita mensal menor ou igual a 1,5 salário mínimo e para pessoas com deficiência (PCD), conforme Lei n°12.711/2015.
Já na UESPI são 2.425 vagas em 49 cursos de graduação pela cidades de Teresina, Parnaíba, Piripiri, Campo Maior, Barras, Picos, Oeiras, São Raimundo Nonato, Uruçuí, Bom Jesus e Corrente.
A UFDPar está ofertando 596 vagas em 12 cursos de graduação, sendo 298 vagas para ampla concorrência e 298 vagas destinadas para a Lei de Cotas.
Já na Univasf – Campus Serra da Capivara serão 170 vagas em 4 cursos de graduação.