A celebração do Tríduo Pascal (em latim, Triduum Sacrum), segundo a fé cristã, representa nossa aproximação com a memória do sacrifício de Jesus Cristo por nós para remissão dos nossos pecados. É nestes dias de intensa oração que somos convidados a voltar o nosso olhar para o caminho de Deus, renovados pelo perdão.
A Igreja do mundo inteiro celebra, hoje (6), a quinta-feira santa. Neste primeiro dia do Tríduo Pascal, durante a Última Ceia, Jesus instituiu dois sacramentos: a Eucaristia e a Ordem Sacerdotal. Esta solenidade possui dois ritos especiais, que dão também outros 2 nomes a tal celebração: Missa do Lava-pés e/ou Missa da Ceia do Senhor.
Em Inhuma, a missa, presidida pelo Pe. Daniel Rodrigues, foi iniciada às 19h na Igreja Matriz de São José. Baseado no tema da CF 2023 (Fraternidade e Fome), pessoas participantes de programas sociais da Secretaria Municipal de Assistência Social representaram os 12 apóstolos escolhidos por Jesus. Segundo as escrituras, este tiveram seus pés lavados pelo mestre e, em seguida, participariam da preparação da mesa do Senhor, segundo a passagem de João 13, 8 (“Se Eu não lavar os teus pés, tu não terás parte comigo”).
A celebração, que somente é concluída no sábado de aleluia, foi prosseguida de procissão com Jesus Sacramentado até a EM Arlindo Cipriano Leal, para adoração até às 0h, direcionada pelas pastorais, movimentos e serviços pastorais.
A celebração continua com a Celebração da Paixão nesta sexta (6), às 15h, e a Missa da Vigília Pascal, no sábado (8) às 18h30.