A programação diurna do 4º dia do Aniversário de Inhuma foi recheado de esporte e premiações.
Às 7h, foi realizada a 3ª Ordenha do 39º Concurso de Gado Leiteiro, sendo definida a somatória do total de litros alcançados ao final do concurso. Em 1º Lugar, com a vaca Asa Branca, ficou Chico Moura, perfazendo 63,1 Kg de leite. Em 2º Lugar, com a vaca Morena, ficou Galego com 58,1 Kg. E em 3º Lugar, com a vaca Manchete, ficou Luís de Licindo com 55,2 Kg.
Às 8h, tivemos graduação de faixa de jiu-jitsu, pelo Projeto Saúde Veste Kimono. Os alunos tiveram aula para formalizar a graduação da faixa, o que demostrou todo o esforço obtido durante os treinos com trabalho duro. Em sequência, foi realizada a grande final do Torneio de Vôlei, entre os times de Inhuma e Dom Expedito Lopes, finalizando a competição em 3×0 para a equipe de Del.
Às 16h, foi realizado, no Estádio Municipal, um amistoso de futebol entre os times Amigos do Paulinho News e Ibis, de Dom Expedito Lopes. O placar ficou em 5×1, para o time do Paulinho News, marcados pelo jogadores Kayky (2x), Edivan e José Alex (2x).
Na parte noturna, a Educação e a Cultura fizeram bonito, afinal, união de todos faz a força.
Às 19h30, foi realizada a premiação do Concurso Literário Anita Lima (Mãe Preta), este ano com o tema “Inhuma e suas personalidades históricas”. Na categoria microconto, quem ficou em primeiro lugar foi Luís Otávio, da EM Tia Neném Brito, homenageando o Sr. Gabriel Catingueiro. Na categoria poesia, a aluna Eloah Maria, da EM Porfírio Mendes de Moura, homenageando D. Joana Pote. Já na categoria documentário, o aluno Davy Ferreira, da EM Monsenhor Lopes, retratando a pessoa de Monsenhor Lopes.
Às 20h, foi aberto espaço para as apresentações culturais. A banda de música Canarinhos (SEMCULT) abriu o momento, sendo seguida pelo Espetáculo “O hino de Inhuma”, apresentado pela união de todas as escolas municipais (SEMEI). As vozes do Coral Vozes do Inhaúma brilharam com a Cantata “Minha Terra”. O NUCA fez uma reflexão sobre “Os impactos culturais da pandemia para as novas gerações, sendo seguida pela apresentação de dança “O maculelê”, da UE Manoel Ferreira Barbosa de Macêdo.
Às 22h, deu-se início as apresentações musicais. Quem abriu o show foi a cantora Yara Silva. Em seguida, Bonde do Brasil e Lagosta Bronzeada, trouxeram a magia do São João, forró das antigas e uma mistura animada para levantar a galera. Quem fechou as atrações da segunda noite foi Fran Mel que animou a galera até o dia amanhecer.
Em entrevista ao InhaúmaTV, o prefeito, Elbert Holanda, e a secretária municipal de Educação, Ana Luiza Gonçalves, destacaram o trabalho e a gratidão em ver tantas maravilhas acontecendo.
“É uma alegria e uma satisfação muito grande estar aqui nesta segunda noite de momentos culturais. Apresentações belíssimas, inovadoras, divulgando a nossa cidade, bem como os pontos turísticos, com letras musicais de autoria dos inhumenses. Um olhar totalmente especial para nossa terra. A gente só tem a agradecer por tudo estar ocorrendo bem, sem nenhuma intercorrência. Inhuma é terra de gente alegre e aguerrida e nós só temos que agradecer pelo empenho e dedicação de cada um na realização desta festa”, finalizou alegre.
“Meu coração se encontra feliz e cheio de orgulho, com a participação das 11 escolas da rede municipal, tanto no Concurso Literário Anita Lima, como no espetáculo belíssimo “O hino de Inhuma”. Quero agradecer pelo empenho das equipes gestoras, professores, pessoas que auxiliaram e alunos pela brilhante noite de hoje (11), que foi apenas a culminância de todo trabalho. Gratidão a gestão municipal pelo apoio e organização deste belíssimo evento”, exclamou.
Confira os resumos em vídeo: