7 de Setembro: Ato Cívico marca os 201 anos da Independência do Brasil, em Ipiranga do Piauí

IMG_16901

Há 201 anos, Dom Pedro I rompia os laços de colonização entre Brasil e Portugal. Foi o início de um novo período cultural e econômico para o país, que passava a ser agora uma nação autônoma. Historicamente, em 7 de setembro de 1922, Dom Pedro I proclamava, às margens do rio Ipiranga, “Independência ou Morte”.

Para relembrar esta data, hoje (7), a Prefeitura de Ipiranga do Piauí realizou o Ato Cívico, simbolizando o patriotismo ipiranguense, unindo-se as demais cidades do país, sendo realizado na Praça Rosa Cortez, onde fica localizada a Prefeitura Municipal.

A solenidade foi bem participativa, com participação de mais de 50 alunos da Rede Municipal de Ensino, e contou com apoio das Secretarias Municipais, Poder Legislativo Municipal e GPM de Ipiranga do Piauí.

Em seu pronunciamento, o prefeito de Ipiranga do Piauí, Elvis Ramos, saudou todos os presentes e destacou, que além de uma homenagem, o Ato Cívico também é um momento de reflexão para alguns problemas sociais que ainda persistem, além da questão financeira, destacando a situação financeira que os municípios estão vivenciando.

“É uma grande satisfação estar hoje aqui em um momento de reflexão. O Brasil é um país independente, e a cada dia surgem desafios em várias áreas e setores, já avançamos muito. No quesito da liberdade, da democracia, mas apesar disso, ainda há mazelas na sociedade, que sofre com o direito de liberdade, e o acesso  à informação reduzida, ou quase nula. Então hoje, estamos aqui trazendo essa mensagem, porque precisamos trabalhar unidos, lado a lado, nos momentos bons e ruins, essa data reforça isso, o lembrar de um período que o Brasil começou a caminhar como um país independente, democrático. Ainda precisamos avançar sempre, e principalmente, nos grupos mais vulneráveis, e em virtude disso, nós que estamos à frente desse poderes Legislativo, Executivo e Judiciário devemos sempre olhar para eles para que a independência chegue de fato a todos nós”, frisou o gestor.

Facebook
WhatsApp