No último domingo (29/10), foi realizado, em Pimenteiras-PI, a 1° Conferência Intermunicipal dos Territórios do Vale do Sambito, Vale do Rio Guaribas e Chapada Vale do Rio Itaim, com participação dos representantes das Secretarias de Cultura, autoridades, fazedores de cultura e sociedade civil dos municípios dos 3 territórios econômicos, entre eles Inhuma e Ipiranga do Piauí.
A I Conferência Intermunicipal de Cultura (CIC) foi convocada em conformidade com a Portaria do Ministério da Cultura (MinC) nº 45, de 14 de julho de 2023. A abertura contou com o hino de Pimenteiras tocado ao vivo pelos fazedores de cultura da cidade: senhor Inácio da rabeca, Pebão, Wiane Lima e Raimundo dos Teclados.
Após um café da manhã interativo, a conferência teve procedência com a explanação do tema: “Democracia e Direito à Cultura” e foi organizada em 6 eixos:
- Eixo 1 – Institucionalização, Marcos Legais e Sistema Nacional de Cultura;
- Eixo 2 – Democratização do acesso à cultura e Participação Social;
- Eixo 3 – Identidade, Patrimônio e Memória;
- Eixo 4 – Diversidade Cultural e Transversalidades de Gênero, Raça e Acessibilidade na Política Cultural;
- Eixo 5 – Economia Criativa, Trabalho, Renda e Sustentabilidade;
- Eixo 6 – Direito às Artes e às Linguagens Digitais.
Com o acompanhamento de Patrícia Mendes (representante do Ministério da Cultura no Piauí) e do professor Marcão (presidente do Fórum de Gestores do Piauí), o time foi dividido em dois grandes grupos com o objetivo de avaliar as políticas públicas atuais e propor novas normativas para a União, estado e municípios.
Com o objetivo de analisar, propor e deliberar com base na avaliação local e regional, reconhecendo a corresponsabilidade de cada ente federado, e eleger Delegados(as) para 5ª Conferência Estadual de Cultura, os participantes expuseram suas necessidades através de propostas a serem levadas para a etapa estadual da conferência.
Estavam presentes ainda na Conferência as anfitriãs da ação: a prefeita Lúcia Lacerda e a secretária de Cultura Maria Noeme, de Pimenteiras. Estiveram presentes também a secretária de Cultura e Turismo de Inhuma, Isabel Cristina Barbosa, e a Izabel Cristina, chefe de Departamento de Biblioteca e Museu; o secretário de Cultura, Turismo e Juventude, João Olímpio, e a chefe do departamento de Juventude, Osmanda Abreu.