Divulgado hoje, após às 14h no instagram do MEC e com participação do Ministro Camilo Santana, o tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano é: “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”.
Além da prova de redação, os candidatos inscritos no Enem 2023 fazem hoje as questões de linguagens e códigos e de ciências humanas, com horário de término é 19h (horário de Brasília).
De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (Pnad) Contínua 2022, elaborada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), as mulheres dedicam, em média, 21,3 horas semanais aos afazeres domésticos e cuidados de pessoas, enquanto os homens utilizam 11,7 horas.
De acordo com o estudo publicado no Jornal Folha de São Paulo, na semana passada, 86% delas consideram ter muita carga de responsabilidade e 57% dizem ser responsáveis pelo trabalho de cuidado de alguém, seja filhos pequenos, pais idosos ou outros familiares.
Segundo o Guia do Estudante, a diferença entre homens e mulheres nos trabalhos domésticos é gritante no país. Em 2022, mulheres dedicaram 9,6 horas por semana a mais do que os homens a esse tipo de afazeres. O trabalho de cuidado costuma ser invisibilizado por ser mal remunerado ou não-remunerado, quando comparado aos serviços prestados dentro do mercado de trabalho, como em empresas.