Fotos: Pascom Inhuma
Cristo ressuscitou, aleluia!
A Vigília Pascal e o Domingo de Páscoa são verdadeiros momentos de renovação de fé e esperança. Depois de 40 dias de caminhada, com o coração aberto e os olhos bem atentos no Senhor, chegamos à grande noite do Sábado Santo, da Vigília Pascal. Ao redor da chama que anuncia um novo tempo e com a luz que irradia do Círio Pascal, católicos inhumenses participaram desta celebração, neste sábado (30).
Na parte externa da Igreja Matriz de São José, o Círio Pascal foi aceso. Visivelmente, este é uma vela bem grande, trazendo o ano que estamos vivendo e duas letras do alfabeto grego, o Alfa e o Ômega, que representam Jesus, nossa Luz, Princípio e Fim de tudo e de todos, Senhor do tempo e da história. O povo de Deus seguiu para a parte interna, onde foi anunciada a Páscoa do Salvador, prosseguida pela Liturgia da Palavra, com suas 7 leituras, 7 salmos e uma epístola, além do evangelho do sábado santo. A partir delas, é possível conhecer, de forma resumida, o percurso da criação à salvação prescrita pelos profetas e seguidores de Cristo.
No domingo (31) a solenidade da grande festa. A ressureição de Jesus é, para os cristãos, a grande festa do amor de Deus pela humanidade, onde Cristo vence a morte com amor. A missa foi presidida pelo pároco Daniel Rodrigues e o diácono Marlon, sendo um momento de grande reflexão e profissão de fé e renovação das promessas batismais.