ARTE | Exposição interativa traz a figura e os detalhes de “Michelangelo: O mestre da Capela Sistina”

Michelangelo di Lodovico Buonarroti Simoni, mais conhecido simplesmente como Michelangelo ou Miguel Ângelo, foi um pintor, escultor, poeta, anatomista e arquiteto italiano, considerado um dos maiores criadores da história da arte do ocidente. Se destacou aos 20 anos por suas esculturas da Pietá (1499) e David (1501) e cimentou sua fama com os afrescos do teto da Capela Sistina (1508-1512).

A exposição “Michelangelo: O mestre da Capela Sistina” trás a riqueza de detalhes e exalta a complexidade de sua arte, realismo físico, tensão psicológica e noção de espaço ponderada, e bom uso de luz e sombra, através de suas telas expostas e projetadas em sala interativas e textos de fácil compreensão, deste 18 de julho, no Shopping Rio Mar do Recife.

Para o cristianismo, o Antigo Testamento anuncia o Novo Testamento e este, por sua vez, o confirma, sobretudo em suas profecias, de onde a importância dos sete profetas representados na Capela Sistina. Para a religião cristã, essas profecias são em geral consideradas prenúncios, seja da primeira vinda de Jesus Cristo (a Encarnação), seja da sua segunda vinda (parusia), para “julgar os vivos e os mortos” no Juízo Final, representado na parede do altar da Capela Sistina.

Em diversas salas, o visitante tem um verdadeiro vislumbre auditivo e visual, levando a um mergulho profundo na vida do artista. Na sala de projeções, é possível se imaginar verdadeiramente dentro da Capela Sistina, além de observar uma versão minimalista (maquete) da mesma, os símbolos do vaticano e uma réplica da vestimenta da guarda suíça.

Nas sala seguinte, temos duas estátuas icônicas. O Davi de Michelangelo foi considerado no século XVI a primeira escultura moderna que superava em beleza e perfeição a escultura grega, então conhecida apenas através de cópias romanas. A extrema tensão fisionômica domina a percepção e comunica ao corpo em repouso uma disponibilidade imediata para a ação. 

A outra é a Pietà, esculpida em mármore por Michelangelo em 1499 e, atualmente, está localizada no interior da Basílica de São Pedro, em Roma. A escultura cristã em que é representada a Virgem Maria com o corpo morto de Jesus nos braços, após a crucificação.

Facebook
WhatsApp