Mais uma noite de novenário celebrada com fortes momentos de reflexões e memórias.
A quinta noite da festa de 100 anos do padroeiro católico de Inhuma foi presidida pelo Pe. Edvaldo Barbosa (Paróquia Cristo Rei – Teresina), com o subtema “A esperança é alimentada pela caridade”. O padre foi pároco deste município por 7 anos e 7 meses e destacou as fortes lembranças vividas nesta terra, cravada no coração do Piauí.

“Um retorno a Inhuma, com muita saudade, porque quero muito bem a esta paróquia e aos paroquianos. Nesta data tão especial de celebrar 100 anos do festejo de São José, fazer parte desta história, tive a graça de ser padre aqui por quase 8 anos, 7 anos e 7 meses. Então para mim retornar, fazer memória dessa festa, enche o coração de alegria, cheio de esperança para que esta paróquia continue sempre sendo essa paróquia brilhante, cheia de fé, de muita devoção a São José, nosso padroeiro, padroeiro da igreja”, destacou.
A igreja matriz estava repleta de fiéis paroquianos, com a presença marcante dos noitantes, entre eles Regional São Pedro Apóstolo, Ministros da Eucaristia, Sec. Mun. de Saúde, Hospital, CAPS-I, Postos de Saúde, ACS’s, ACE’s, Vigilância Sanitária e Clínicas Particulares.
O Pe. Francimilson Gonçalves (Paróquia São Gonçalo de Regeneração-PI), filho da Terra, aproveitou, durante a homilia, para fazer um resgate dos momentos marcantes de evangelização e encaminhamentos a missão vividos em sua terra natal, destacando nomes que ajudaram a construir a festa de São José. Estiveram presentes também os diáconos Diácono Francisco (Paróquia São Francisco de Assis – Valença do Piauí), Balbino (Paróquia Nossa Senhora do Ó e Conceição – Valença do Piauí), Evandro (Paróquia São Francisco de Assis – Valença do Piauí), além dos padres Daniel Rodrigues e Francisco Adriano e dos diáconos Marlon e Luís Geraldo.
“Pra gente é uma alegria sempre retornar à casa de onde a gente saiu, porque, de fato, celebrar São José, é reviver a história de nossos antepassados, nossa fé. Nossa vida em missão nasceu aqui no entorno desta igreja, no entorno deste altar aos pés de São José, nossos pais nos encaminharam Sempre para o Senhor, para Deus”, exclamou.

Diversas caravanas estiveram presentes deixando a igreja matriz repleta de fiéis, entre elas povoado Ponta D’água, Pai Pedro e Buritizal de Valença, juntamente com o povoado Baixas São Pedro, Recanto do Prato, Baixa dos Potes, Santa Luzia e Angical de Inhuma.
As crianças Lorena e José Matias abrilhantaram a celebração no momento “Zezinho e Mariazinha”, além da apresentação da pequena Maria Luísa a comunidade. Fechando a noite, foi realizada uma grande quermesse, que contou com a colaboração das famílias Meireles, Pio, Pinheiro, Gomes, Costa, Abitibol e Porfírio, marcando mais um momento de confraternização, descontração e reencontros, ao som de “Yara Silva” no palco Artistas da Terra.
Confira a galeria: