O Senhor Ressuscitou!
Ao redor da chama que anuncia um novo tempo e sob a luz radiante do Círio Pascal, os católicos de Inhaúma se reuniram neste sábado (19) para celebrar a Vigília Pascal — o ponto alto e final do Tríduo Pascal. A cada celebração, fomos conduzidos ao ápice da fé cristã: a ressurreição do Senhor. Após 46 dias de caminhada quaresmal, com o coração aberto e os olhos voltados para o Cristo, chegamos à grande noite do Sábado Santo, marcada pela esperança renovada e pela certeza de que a vida venceu a morte.
Do lado de fora da Igreja Matriz de São José, o Círio Pascal foi aceso com o fogo novo e sua chama passou de mão em mão entre os fiéis, iluminando rostos e corações durante a Liturgia da Luz. Essa vela especial — de grande porte — traz inscrito o ano em que vivemos e as letras gregas Alfa e Ômega, símbolos de Cristo, a Luz do mundo, o Princípio e o Fim de todas as coisas.
Com as velas acesas, o povo de Deus entrou na igreja, onde foi proclamada a Páscoa do Senhor. A celebração seguiu com a Liturgia da Palavra, composta por sete leituras, sete salmos, uma epístola e o Evangelho do Sábado Santo. Esses textos sagrados contam, em ordem poética e profética, a história da salvação — desde a criação até a redenção realizada por Cristo.
Na Liturgia Batismal, os fiéis reacenderam suas velas para renovar as promessas do batismo. Já na Liturgia Eucarística, a presença viva de Cristo se fez real no altar, Aquele que se fez pequeno, morreu por amor e ressuscitou para nos dar vida em abundância. Presidiu a celebração o Padre Daniel Rodrigues, acompanhado dos diáconos Marlon e Luís Geraldo.
O diácono Marlon e a professora Ducarmo destacaram a importância desta festa para renovação da fé.

“Eu fico arrepiada arrepiada, porque viver a Vigília Pascal, nem é só participar, é viver a história, desde a criação até a ressurreição. É emocionante, é esplêndido, é uma transformação, é celebrar a ressurreição de Jesus. É uma coisa tão maravilhosa que faltam palavras para a gente descrever essa vivência desse tríduo”, destacou Ducarmo.
“É sempre uma experiência de renovação na vida de cada um de nós, porque, celebrando essa liturgia da Vigília Pascal, nós celebramos também essa vida de Jesus atualizada na nossa. […] É, de fato, ressuscitar para essa vida nova, transformada, e assim, com Jesus, ressuscitar para estes acontecimentos novos que irão, de fato, surgir na nossa vida ao longo deste ano. É um momento de renovarmos a nossa fé e, mais uma vez, renovarmos a nossa esperança de que a morte não triunfou, Jesus a venceu e, assim, ele nos convida a vencer as nossas dificuldades, vencer sempre com alegria e, sobretudo, na certeza de que o Senhor está vivo no meio de nós, ressuscitado, e caminha sempre conosco”, fechou o diácono.

Confira a galeria: