A falta de energia em Inhuma não foi motivo para os fiéis Inhumenses participarem da sétima noite de novena, nesta segunda-feira (16/03), em honra ao padroeiro São José. Ao invés de atrapalhar, a falta de luz trouxe um tom romântico para esta celebração que ocorreu à luz de velas. Às 18:30, a recitação do Santo terço mariano foi realizado pelo grupo Terço dos Homens (Regional São Pedro Apóstolo). Logo após, a missa-novena trouxe à reflexão o seio familiar, primeira fonte de amor, com o subtema “Formar no amor, bela família”.
A celebração foi presidida pelo Padre Edvaldo Barbosa (Paróquia Santíssima Trindade – Teresina/PI), que destacou em suas palavras: “Quero expressar a alegria de sempre voltar a celebrar aqui nesta igreja matriz de São José da Inhuma, por onde 7 anos e 8 meses tive o prazer de servir como pastor, pároco, irmão e amigo. A cada ano, eu faço este esforço prazeroso de vir uma noite ou outra para os festejos de São José, para encontrar com este povo maravilhoso, admirado pela sua fé e sua devoção. Agradeço ao Pe. Marcos pela acolhida de sempre e a todos os irmãos leigos tão queridos dessa cidade. Obrigado a todos e um feliz Dia de São José! Que ele conceda bençãos e graças a todos os paroquianos”, exclamou.
Colaboraram com este celebração os noitantes: ECC, Casais, Terço dos Homens (Baixas do Maranhão), Secretarias municipais, Hospital, Clínicas particulares e Administração Geral do Município. O Zezinho Pedro Ryan e a Mariazinha Maria Eliza abrilhantaram a noite com sua pureza. A noite encerrou-se com uma grande quermesse, que obteve ajuda das famílias homenageadas Araújo, Leal, Dias, Sousa e Lima, além do espaço “Artistas da terra” sob a animação do talentoso Elder Guimarães.
A professora Francineide Feitosa, afirma que nem mesmo a escuridão é suficiente para limitar aquele que é devoto de São José: “Mesmo sem energia, a gente se sente comprometido a vir participar, louvar a São José, eu mesma não poderia imaginar deixar de vir. O sentimento é de gratidão por estar aqui, mesmo sem energia”.