INHUMA: Emoção e lágrimas tomaram conta da Missa Solene de São José 2020

med

O tão esperado 19 de março chegou e, com ele, essa festa que é tão desejada por todos os fiéis inhumenses. Mesmo com as modificações necessárias na programação, para que a solenidade ocorresse dentro do que foi estabelecido e visando o bem estar e saúde de todos, a magia deste dia tão especial não foi apagada. Às 09h, deu-se início a Missa Solene de São José, presidida pelo filho de Inhuma, Pe. Francimilson Holanda, e dinamização geral litúrgica Pe. Antônio Marcos da Conceição.

A entronização da palavra fez voltar o olhar de todos os presentes à palavra de Deus, que é vida e esperança. Com sua singeleza e graciosidade, ela encantou os corações das pessoas que atenciosamente admiravam este momento. O evangelho do dia fez toda a comunidade refletir sobre a vida de São José, o homem justo, que não fugiu diante das dificuldades, mas que em todos os momentos buscou fazer a vontade de Deus.

A homilia foi de arrepiar. Com o mundo em pânico com a pandemia do novo coronavírus, o Pe. Francimilson se emocionou em meio as calamidades e mazelas públicas mundiais, a falsa humanidade que circunda em nosso meio e por nunca ter visto a assembleia tão vazia em pleno dia de São José. A igreja inteira emocionada, levantou suplicando ao Senhor Deus o dom da saúde para todas as nações, por interseção do santo padroeiro.

Nos Ritos Finais, o Pe. Antônio Marcos registrou seus agradecimentos a todos que colaboraram direta e indiretamente com o festejo deste ano. Também esclareceu que todas as decisões foram tomadas visando a prevenção de todos, como o cancelamento da missa para as comunidades, às 16hrs, e o show de prêmios que este ano foi transmitido apenas virtualmente, pelo Portal InhaúmaTV.

Rosane Rodrigues, Inhumense e devota de São José, conta como é, para ela, poder participar de mais um festejo: “É uma alegria imensa poder participar, e hoje estar aqui, acredito que assim como para mim, todas a pessoas que puderam estar aqui foi uma vitória, pois muitos desistiram diante do que está acontecendo no mundo. Mas estar na casa de Deus é uma alegria muito grande. É muito gratificante saber que apesar de todas as dificuldades, a casa de Deus continua sendo visitada e nós continuamos firmes na fé”.

Rosane Rodrigues - Funcionária Pública

Como filho e amante desta terra, o Pe. Francimilson, também testemunha a alegria em poder estar presente durante a festa Solene: ” O sentimento de celebrar São José aqui em Inhuma, é sentimento de alegria, realização, contentamento. Toda a minha vida, desde pequeno acompanhava esse festejo e hoje sem dúvida alguma, poder presidir a festa de São José é de fato reconhecer que a fé supera toda e qualquer barreira que a vida apresenta. José, o grande patriarca, aquele que cuidou da sagrada família com todo o esforço possível. Eu creio que para nós é uma alegria dizer: eu vim, participei, celebrei a festa de São José”, afirmou emocionado.

O conterrâneo também deixou uma mensagem de motivação e esperança para os Inhumenses: “Acalmem-se, não é momento de pânico, é hora de cuidar. Quando nos cuidamos nada nos atinge, e com certeza Deus nos abraça constantemente. Eu tenho plena certeza que a pandemia que assola o universo, ela será vencida. Tudo no seu tempo, e peço a vocês, aproveitem esse tempo para se fazer presente em casa, dialogue mais com seus filhos, converse mais com seus esposos/esposas, procurem ser de verdade. Nós não temos tempo para nós, infelizmente com esta situação agora teremos, para conviver, amar, restaurar nossas relações. A calmaria interior no seu próprio coração, ajuda até mesmo, a produzir anticorpos para encarar a realidade que se apresenta diante de nós. A cada um de vocês, meu grande abraço, confiança em Deus e vamos em frente”, exclamou esbanjando um belo sorriso.

Pe. Francimilson Holanda - Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (Água Branca)
Redação: Júlia Borges e Guilherme Gonçalves.
Fotos: Raylan Ferreira.
Facebook
WhatsApp