Conforme estudos da Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República (SEDH), no Brasil, a cada oito minutos, uma criança é abusada sexualmente, 80% dos crimes ocorrem em ambiente familiar e apenas 2% dos delitos são denunciados, sendo que neste último, em apenas 9% os autores são condenados.
Observando estas estatísticas, o Comercial JB Leal e o Portal InhaúmaTV se juntam para realizar, mesmo de forma online, a Campanha Maio Laranja, um mês de frisar a importância de combater abusos e a exploração sexual que crianças e adolescentes sofrem ainda em dias atuais. A cor laranja foi escolhida para marcar a campanha como um sinal de “alerta” de que precisamos estar atentos à uma realidade à nossa volta, muitas vezes, bem perto de nós, que precisa da nossa ação para ser combatida.
A campanha objetiva também sensibilizar os profissionais da saúde e da educação, assim como a sociedade em geral, sobre os aspectos, os sinais de identificação e as consequências da violência sexual, dando publicidade aos canais de denúncias. É preciso expandir informações sobre os sinais, sintomas, formas e estratégias de detecção e consequências da violência sexual.
a) Abuso Sexual: não envolve dinheiro, ocorre quando um menor de idade é usado para estimulação ou satisfação sexual;
b) Exploração: pressupõe relação mercantil em que a atividade sexual é o produto, tratando crianças e adolescentes como objetos sexuais.
Ambas as práticas são reprimidas pelo Código Penal Brasileiro, nos artigos 217 e 218 e devem ser denunciadas. Ao tomar conhecimento de alguma das situações descritas, faça bonito!