ENEM: Inscrições são adiadas até 27 de Maio, já contando com mais de 5 milhões de inscritos, sem mais vagas na versão digital

523732

O ministro da Educação, Abraham Weintraub, divulgou na manhã desta sexta-feira (22/05) balanço do número de inscrições no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020. Já são mais de 5 milhões de inscritos para realizar a prova que é considerada o maior vestibular do país, sendo 5.151.868 na versão impressa e 101.100, na digital.

Na versão digital da prova, novidade da edição deste ano, as vagas esgotaram-se em pouco mais de quatro dias de cadastro e serão realizadas em 99 cidades de todos os estados e do Distrito Federal.

O prazo para as inscrições termina em 27 de maio, às 23h59min, nova data publicada hoje (22/05) pelo Inep, onde o mesmo é feito exclusivamente na plataforma on-line do Inep. O pagamento da taxa de inscrição, de R$ 85, deve ser feito até o dia 28 de maio, em agências bancárias, casas lotéricas, correios ou pela Internet.

É importante lembrar que o Inep irá garantir a gratuidade da taxa de inscrição a todos os participantes que se enquadrarem nos perfis especificados nos editais do Enem, mesmo que não ocorra um pedido formal de isenção de taxa por parte dos inscritos. Os outros estudantes devem pagar a taxa de inscrição de R$ 85 até 28 de maio.

Tanto na versão impressa quanto na digital, os participantes farão provas de linguagens, códigos e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias; e matemática e suas tecnologias, com 45 questões de múltipla escolha em cada área de conhecimento. A redação será manuscrita, em papel, nas duas modalidades.

ADIAMENTO DAS INSCRIÇÕES

Os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 terão mais cinco dias para se inscrever no exame. O novo prazo, definido pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), será até às 23h59 da próxima quarta-feira, 27 de maio. Após a inscrição, o pagamento do boleto deve ser realizado até dia 28 do mesmo mês.

A iniciativa decorre de entendimento alcançado entre o Inep e o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), em reunião realizada na manhã desta sexta-feira, 22 de maio. O Inep está atento a todas as manifestações da sociedade e do poder público e, como já anunciado anteriormente pelo MEC e Inep, será feita uma enquete com os participantes inscritos, no final de junho, na Página do Participante. As datas do exame serão definidas após a consulta.

ADIAMENTO DA PROVA

Segundo o Inep e Ministério da Educação, o exame deverá ser adiado num prazo de 30 a 60 dias em relação ao que foi previsto nos editais. A decisão decorre após o governo enfrentar questionamentos judiciais cobrando o adiamento da prova por causa dos efeitos da pandemia da Covid-19. Segundo entidades estudantis, universidades e colégios federais, a suspensão das aulas presenciais aumentaria a desigualdade entre os candidatos.

Fonte: INEP/MEC; Correio Braziliense e G1.
Facebook
WhatsApp